Há mais de uma semana, a média diária de mortes por covid, no Maranhão, continua em alta. No boletim epidemiológico de ontem (9), foram registrados 34 óbitos. Destaque para a cidade de Imperatriz, que teve 10 registros, seguida de São Luís, que teve 8 mortes. Também foram registrados óbitos em São José de Ribamar (3), Balas (2), Paço do Lumiar (2), Açailandia (2), Codó (2|), Governador Edison Lobão (1), Pirapemas (1), Carutapera (1) e Poção de Pedras (1). Ao todo, 5.309 pessoas morreram de covid desde o início da pandemia. 
A pandemia vem se agravando no estado desde o fim do mês de fevereiro e por isso, o Governo do Estado editou novo decreto, restringindo festas, eventos e condicionando abertura de bares e restaurantes. A preocupação é com a situação da rede de saúde é crítica, que está próximo de um colapso. Os leitos de UTI na grande ilha, estão 93,8% ocupados e leitos clínicos 90,9% ocupados.
O boletim da Secretaria de Estado da Saúde mais recente, mostrou que o Maranhão chegou a 223.822 infectados (mais 333 nas últimas 24 horas). Desses, 10.938 estão com vírus ativo. 808 estão internados em leitos de enfermaria e 474 em leitos de UTI. 
Em Presidente Dutra, na região central do Maranhão, os dois hospitais públicos estão com 100% dos leitos ocupados desde de o último domingo (7). A situação de algumas cidades é crítica e por isso, tem pacientes sendo transportados em UTI aérea para a capital. Ontem (8) a noite a Secretaria de Estado da Saúde fez a transferência de mais um. 
Paciente sendo transferido do interior do estado para capital, em UTI aérea

Blog Noticiar – por Olavo Sampaio