Mês: dezembro 2021 Page 1 of 6

Pacientes de clínica são feitos reféns, no Turu

Três bandidos fazem dez reféns, na tarde desta quinta-feira (30), em uma clínica localizada na avenida São Luís Rei de França. Homens das Polícias Militar e Civil estão no local, negociando a liberação dos reféns.

A qualquer momento mais informações.

Morre Canindé Barros, ex-secretário de trânsito de São Luís

Morreu na manhã deste domingo (26), aos 70 anos, o ex-secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, Canindé Barros. Ele estava internado há mais de três meses em um hospital particular da capital e morreu de insuficiência renal.

Canindé Barros era engenheiro civil e foi responsável por várias melhorias em sinalizações de ruas e avenidas de São Luís. Ele esteve no comando da Secretaria de Trânsito e Transportes desde a gestão de Tadeu Palácio, passando por Castelo e Edivaldo Holanda Júnior. Ele era formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão, Pós Graduado em Gestão de Trânsito e Transportes pela Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, no Paraná.

Canindé Barros era casado e deixa quatro filhos. O velório acontece na Pax União situada no Centro da capital e o enterro está previsto para às 16h deste domingo no Cemitério Parque da Saudade, no bairro Vinhais, em São Luís.

Repercussão

Por meio de uma rede social, o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, emitiu uma nota manifestando profundo pesar e tristeza pela morte de Canindé Barrros. Canindé foi secretário na gestão do Edvaldo de 2015 a 2020. Do G1 Maranhão.

Prefeitura de São Luís encerra programação do “Natal no Bairro” no Maracanã

Um dos bairros mais culturais de São Luís, referência no bumba meu boi e em uma das mais tradicionais iguarias da nossa culinária – a juçara – o Maracanã, na Zona Rural da capital, foi o cenário do encerramento da programação do “Natal no Bairro” na noite de quinta-feira (23).

Realizado pela Prefeitura de São Luís ao longo do mês de dezembro, o evento itinerante levou a magia natalina para diversas regiões da cidade por meio de apresentações artísticas e culturais que fizeram a alegria de crianças e adultos.

“Durante todas as semanas do mês de dezembro, levamos a alegria do Natal para dentro das comunidades. Este ano nós fomos para nove bairros diferentes. Mais que levar atrações artísticas e culturais, levamos uma mensagem de esperança e fé para a nossa população”, disse o prefeito Eduardo Braide.

No Maracanã, o local escolhido para a partida do trio foi a Avenida Evandro Bessa. Ao longo do percurso, os moradores foram convidados a se reunirem no Viva Maracanã, onde foi montado o palco para as apresentações. 

Próximo ao encerramento da noite, a chegada do Papai Noel foi um momento lúdico para muitas crianças que não perderam a oportunidade de tirar fotos e fazer seus pedidos ao Bom Velhinho. Para coroar a magia do “Natal no Bairro”, um show pirotécnico encheu de beleza o céu do Maracanã.

A programação “Natal no Bairro” faz parte das comemorações natalinas promovidas pela Prefeitura de São Luís. O projeto itinerante passou por bairros de diversas regiões da capital. O primeiro a receber as atrações natalinas foi o Quebra-Pote. O Trio da Esperança também passou por Cidade Operária, Coroadinho, Cohatrac, Ilhinha, Anjo da Guarda, Vila Luizão e Residencial Ribeira.

Blog Noticiar – por Olavo Sampaio

Maranhão tem redução de 16% no número de feminicídios em 2021

O número de casos de feminicídio caiu 16% no Maranhão em 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, é o que apontou o Departamento de Feminicídio da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa(SHPP). Em números, o departamento destacou que no ano de 2020 foram contabilizados 61 casos contra 51 casos entre os meses de janeiro e novembro de 2021.

A Polícia Civil do Maranhão também destacou que os meses de novembro, fevereiro e março foram os que apresentaram o menor número de vítimas, com dois e três casos, respectivamente.

Segundo a delegada Wanda Moura, a Polícia Civil tem trabalhado incessantemente no enfretamento a todas as formas de violência contra a mulher, tanto em caráter repressivo e preventivo de forma a evitar que mais mulheres sejam vítimas dessa grave violação de direitos humanos.

A violência contra a mulher passou a ser tratada com mais rigor com a atualização do código penal, pela lei federal 13.104/15, que estabeleceu o feminicídio como uma circunstância qualificadora do crime de homicídio com critérios legais que caracterizam a tipificação, como a violência doméstica ou familiar e a discriminação contra a condição da mulher.

As forças policiais do Maranhão atuam na prevenção, investigação e atendimento às mulheres. Com relação a Polícia Civil, todas as delegacias de Polícia, estão aptas a prestar atendimento às vítimas de violência, além das Delegacias Especiais da Mulher com uma abordagem especializada sobre os casos. Além disso, a mulher vitima de violência ainda possui ao seu favor a tecnologia, como o aplicativo Salve Maria Maranhão que permite denunciar situações de violência de gênero, doméstica e sexual às forças de segurança, para isso basta baixar o app no celular.

A Polícia Civil do Maranhão também disponibiliza dos serviços da Delegacia Online, onde acessando o site delegaciaonline.ssp.ma.gov.br/, a vítima de violência doméstica pode registrar um Boletim de Ocorrência sem sair de casa e que será devidamente apurado, além de realizar o pedido de Medida Protetiva de Urgência. Vale lembrar que denúncias também poder ser feitas pelos canais 180 e 190 de forma totalmente anônima, por qualquer pessoa.

Trio é preso transportando 20kg de maconha, em Santa Inês

Na última quarta-feira(22), três homens foram presos em flagrante pela Polícia Civil do Maranhão por estarem transportando um total de 20 quilos de maconha e 70 unidades de LSD (droga sintética) que vinham do estado de Minas Gerais. A ação policial foi realizada na cidade de Santa Inês por equipes da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) e da Superintendência de Polícia Civil do Interior(SPCI).

Após denúncias recebidas dando conta sobre um homem que estaria realizando transporte de entorpecentes vindos do estado de Minas Gerais para o estado do Maranhão, equipes policiais se deslocaram até o município de Santa Inês, montado uma barreira na BR 222 e onde  conseguiram interceptar o ônibus. Durante o trabalho de revista, foram encontrados diversos tabletes de maconha no interior do ônibus e o responsável pela droga, preso.
Em continuidade, policiais civis contaram com ajuda do cão farejador para realizar a revista no bagageiro do ônibus, onde foi encontrada uma garrafa térmica grande, com fundo cortado, a qual continha aproximadamente 2,5 kg de maconha, sendo dois homens identificados como proprietários do entorpecente. Com um dos conduzidos ainda foram encontradas 70 unidades de LSD em sua carteira porta cédula.
Os presos foram encaminhados à sede da SENARC, onde foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e, em seguida, foram encaminhados ao Complexo Penitenciário, onde ficam à disposição da Justiça. As investigações terão continuidade para apurar todas as circunstâncias dos crimes.
Blog Noticiar – por Olavo Sampaio

Brasil tem 45 casos confirmados da variante Ômicron

Balanço divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 45 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

As infecções foram registradas em São Paulo (27), em Goiás (4), em Minas Gerais (3), no Rio Grande do Sul (3), no Ceará (3), no Distrito Federal (2), no Rio de Janeiro (1), no Espírito Santo (1) e em Santa Catarina (1).

Há ainda, segundo a pasta, 69 casos em investigação, sendo 27 no Distrito Federal, 19 em Minas Gerais e 23 no Rio Grande do Sul. Da Agência Brasil.

Page 1 of 6

Desenvolvido em WordPress & Tema por WeZ | Agência Digital