Mês: setembro 2022 Page 1 of 13

Mais um boato; Não há proibição de roupa verde e amarela para votar

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse hoje (2) que os eleitores poderão comparecer aos locais de votação no domingo (2) com a camisa que quiserem. 

A declaração foi feita durante o encerramento da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta tarde. O ministro afirmou que não há proibição para que eleitores deixem de votar com a camisa do Brasil.

“Os eleitores e eleitores podem ficar tranquilos, podem ir vestidos trajando a camisa que quiserem. Inúmeras fake news [desinformação] estão dizendo que o Tribunal Superior Eleitoral proibiu ir de verde e amarelo, com a camisa do Brasil. O eleitor vai com a camisa que quiser”, afirmou.

O presidente também conclamou os eleitores a irem votar tranquilamente no dia da votação. Moraes considera o pleito como uma “festa de democracia” e disse que domingo “não será dia violência, de agressão e de xingamento”.

“O importante é que os eleitores compareceram no domingo para realizar esse sagrado direito, conquistado a duras penas, de escolha, de voto, para que nós possamos manter uma tradição democrática brasileira construída desde da Constituição de 1988”, concluiu.

No domingo, dia do primeiro turno das eleições, mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a elegerem o presidente da República, deputados estaduais, federais e distritais, além de governadores e senadores.

Braide melhora qualidade de vida de 54 amputados com entrega de próteses para pacientes de São Luís e outros 22 municípios do MA

Qualidade de vida, autoestima, retorno à vida normal e ao trabalho e benefícios psicológicos profundos. É isso que os 54 usuários da rede municipal de saúde terão após receberem próteses inferiores, entregues pelo prefeito Eduardo Braide, em solenidade no Parque do Bom Menino, nesta quinta-feira (29). A entrega, que reuniu também os secretários de Saúde, Joel Nunes, e da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga, marca a campanha Setembro Verde, mês de luta da pessoa com deficiência.

“Quando eu assumi a Prefeitura de São Luís, eu só criei uma secretaria que foi a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Semeped), que era um compromisso que eu havia firmado com a população. Hoje, esta entrega é um momento feliz, pois significa que essas pessoas se levantarão sozinhas, caminharão sozinhas até a padaria, a casa do amigo, do familiar. É essa a alegria que todos eles me darão ao usarem suas próteses. E esse é um trabalho que será ampliado, para que a gente possa devolver a autonomia, a mobilidade, a dignidade e a qualidade de vida a essas pessoas”, garantiu o prefeito Eduardo Braide.

A entrega contemplou, além de São Luís, pacientes de mais 22 municípios, sendo eles: Tuntum, Governador Nunes Freire, Peri Mirim, Bacabeira, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Barra do Corda, Bananeira, Barreirinhas, Santa Inês, Pinheiro, Colinas, Cachoeira Grande, Lago do Junco, Satubinha, Olinda Nova do Maranhão, Santo Antônio Lopes, Apicum Açu, Chapadinha, Alto Alegre do Pindaré e Vargem Grande.

A Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência de São Luís, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), atende, atualmente, 168 municípios com a oferta de equipamentos fundamentais para garantir mais mobilidade e autonomia.

“Mais um evento voltado para as pessoas com deficiência no Setembro Verde, mês da inclusão. São várias ações realizadas pela Prefeitura, encerrando o mês entregando próteses para pessoas amputadas. A Prefeitura de São Luís, mais uma vez acerta, valorizando cada vez mais a pessoa com deficiência do nosso Município e de vários municípios do Maranhão”, disse Carlivan Braga, secretário da Semeped.

“Mais um dia de muita alegria para a gestão do prefeito Eduardo Braide que entrega mais de 50 próteses de membros inferiores hoje, após quase 10 anos de espera. Essas entregas trazem para estas pessoas dignidade, humanidade e é isso que a gente quer, uma cidade cada vez mais inclusiva”, frisou o secretário da Semus, Joel Nunes.

Vida Nova

A amputação de um membro traz traumas e dificuldades para o exercício de atividades rotineiras e do exercício da profissão. A diarista, Eudalta Nascimento, de 40 anos, do Município de São Luís, conta que estava há um ano e seis meses dependendo das muletas após a amputação da perna esquerda, causada pela diabetes. A ludovicense disse que a sua maior vontade agora é voltar a trabalhar.

“Eu já faço bastante coisa com a muleta, mas com dificuldade, e dependo do meu esposo para algumas coisas. Agora, com minha prótese, eu vou fazer além do que eu já fazia, e uma coisa que eu quero muito é voltar a trabalhar como diarista, minha vitória e alegria hoje é saber que eu vou poder trabalhar”, disse empolgada.

Há oito anos aguardando e ainda dependendo de muletas, João Batista, de 59 anos, morador de Paço do Lumiar, agradeceu e ficou feliz com a entrega.

“51 anos andando com duas pernas e de repente ficar só com uma foi bem difícil, mas agora vai melhorar muito, tô muito agradecido e feliz. É outra vida agora e as muletas eu já vou aposentar”, disse o beneficiário que também teve o membro amputado, devido à diabetes.

A professora, Laurenice Silva Alves, de 52 anos, nascida em Itapecuru-Mirim, teve um acidente com um ônibus escolar e há 22 anos depende de uma prótese que precisou financiar e que já estava precisando de troca. Com 38 anos de profissão, ela deu uma aula de autoestima e incentivo.

“Agradeço ao prefeito Eduardo Braide e gostaria que todos os prefeitos em todas as prefeituras fizessem isso, porque a maioria dessas pessoas são do interior, mas nem todos os prefeitos têm a coragem que o prefeito Braide tem. Eu precisei fazer empréstimo para comprar a minha antiga prótese e continuar dando aula, então eu quero que todos que estão aqui se sintam assim, capazes, e que tenham a certeza que são lindos e maravilhosos”, disse a professora.

Serviço

Para requerer uma prótese é preciso fazer uma solicitação junto à Semus, por meio da apresentação de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Após esta primeira etapa, o solicitante passa por uma avaliação médica que verificará o estado de saúde e determinar se a pessoa está apta a receber o equipamento. Atualmente, a fila para recebimento de prótese transtibial está zerada, ao passo em que alguns ainda aguardam pela entrega da prótese transfemural.

A distribuição dos equipamentos foi iniciada em 2013, porém, logo depois foi suspensa, sendo retomada agora na gestão do prefeito Eduardo Braide. Só este ano, já foram entregues mais de 70 próteses pela Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, garantindo mais autonomia e mobilidade a pacientes da capital e também do interior, influenciando diretamente a garantia da seguridade social não só em São Luís, mas também no Maranhão.

Em noite de celebração da cultura, prefeito Eduardo Braide reabre Teatro da Cidade de São Luí

Após quatro anos fechado, o Teatro da Cidade de São Luís foi reaberto ao público na noite de quinta-feira (29), com apresentação do espetáculo “Nos tempos do Roxy”, da companhia Tramando Teatro e coral São João, com participação do cantor Fernando de Carvalho.

O espaço, que passou por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura de São Luís, está localizado no Centro Histórico da capital e por muitos anos abrigou o Cine Roxy. O prefeito Eduardo Braide, ao lado da primeira-dama, Graziela Braide, de artistas, produtores culturais, secretários municipais e do público em geral, participou da noite festiva.

“Estamos devolvendo o patrimônio que é nosso, o Teatro da Cidade, que foi totalmente requalificado e está pronto para receber o público. Hoje também recebemos uma plateia especial formada, em grande parte, por artistas, estes que sobem ao palco para nos encantar, nos alegrar. Que esta casa permaneça aberta por muitos anos”, disse o prefeito Eduardo Braide. Na ocasião, o gestor anunciou que na área externa da casa de espetáculos será feita, em breve, a Calçada da Fama, para homenagear os nomes da cultura local.

O Teatro da Cidade de São Luís é um espaço cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e teve as obras de revitalização executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Os serviços realizados no local foram a colocação de novas instalações elétricas, novo sistema de climatização, acessibilidade, pinturas interna e externa, iluminação em led, novas instalações no camarim e revisão de cobertura. Com 260 lugares, há espaço para cinco cadeirantes em diferentes pontos da plateia.

“A gestão do prefeito Eduardo Braide fez uma obra de revitalização do Teatro da Cidade, onde foi recuperada desde a fachada, preservando o patrimônio para que pudéssemos restaurar o Teatro na sua originalidade, trazendo que há de melhor, mas preservando sua originalidade”, explicou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Teatro

O Teatro da Cidade de São Luís foi criado por meio da Lei nº 5.604/2012. Ocupa um imóvel com edificação térrea do tipo art déco, adquirido pela Prefeitura e totalmente revitalizado com fachada restaurada, mantendo sua característica original, inclusive o letreiro com o nome Roxy. O imóvel conta parte da história da cidade e foi palco para grandes produções culturais da capital maranhense. Integra o conjunto arquitetônico tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1997.

Foto: @DivulgaçãoPara o secretário de Cultura, Marco Duailibe, a reabertura da casa significa o fortalecimento da cultura local, por meio de seus equipamentos de cultura e arte.

“Devolver um equipamento de Cultura, enquanto outros estão fechando é muito importante. O teatro não só faz sentir e encantar, mas impacta a vida de muitas pessoas, pois forma novos leitores e espectadores. É uma forma de lazer e de promoção social. O teatro traz luz para a vida das pessoas”, destacou Marco Duailibe.

Espetáculo

Foto: @DivulgaçãoPara fazer com que o público entrasse no clima da festa, logo na entrada do teatro, atores caracterizados de personagens icônicos do cinema mundial saudavam quem entrava na casa. Robin Hood, Dorothy (O Mágico de Oz), o personagem bíblico Moisés, entre outros imortalizados nas telonas, estiveram à disposição do público para fotos.

Sobre o palco, o espetáculo “Nos tempos do Roxy” reuniu teatro e música com as presenças da Companhia Tramando Teatro e do Coral São João. O cantor Fernando de Carvalho fez uma participação especial.

Atores e músicos encantaram o público presente ao narrarem, de forma divertida e criativa, a história do prédio que abriga a casa de cultura que sediou, durante muitos anos, o Cine Roxy, um dos cinemas que representou os tempos áureos da cultura cinematográfica na capital. O cinema, entretanto, não acompanhou a evolução tecnológica, perdendo espaço para outras salas abertas na cidade, chegando a abrigar um cinema para filmes adultos.

Foto: @DivulgaçãoO espetáculo contou a história de um dos saraus promovidos por uma importante família do Maranhão, os Saraiva de Freitas. Durante o evento, que teve a participação de amigos mais próximos da família, são expostas algumas curiosidades tanto do Cine Roxy, quanto da vida dos personagens.

Em determinado momento, a anfitriã do sarau, Fátima de Freitas, fica aflita, pois havia contratado um violinista que não pode comparecer no dia. Mas, para seu espanto, o marido, o Senhor Saraiva, havia preparado uma grande surpresa para ela e para os convidados.

Trata-se do Coral São João, que traz no repertório músicas imortalizadas nos cinemas e que embalam diferentes gerações. Na grande celebração fictícia, a plateia imergiu na encenação, conhecendo um pouco mais sobre o local que sedia o Teatro da Cidade de São Luís.

Foto: @DivulgaçãoPara a atriz maranhense Lúcia Nascimento, um dos objetivos dos artistas é ter onde expor seus trabalhos. “Ter um equipamento em sua plenitude, de portas abertas, dando oportunidade para que a produção aconteça e tenha seu palco para ser exibido para a população é o objetivo maior do artista”, observou a atriz.

O diretor do Teatro da Cidade, Aldenor Filho, frisou que as pautas para os artistas que desejam se apresentar no espaço já estão abertas. Os interessados devem enviar ofício para o e-mail [email protected].

“O teatro estava fechado há quatro anos e hoje, para nós, é uma alegria devolvermos para a população”, frisou.

Prestigiaram a reabertura do Teatro da Cidade de São Luís, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, e os secretários Carolina Marques (Semed), Liviomar Macatrão (Semapa), Saulo Santos (Setur), Bruno Costa (Semurh), Carlivan Braga (Semeped), Nirvana Anchieta (Semsa), Kátia Bogea (Fumph) e Felipe Mussalém (Amdes).

Reforma da Fonte das Pedras, no Centro de São Luís, é entregue pelo prefeito Braide

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (28), por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), o Monumento Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, totalmente revitalizado. A obra de conservação foi concluída em 111 dias, antes do prazo estabelecido, que era de 180 dias.

“É uma alegria estar aqui hoje entregando esta obra tão importante e que preserva nossa história e nosso patrimônio. São Luís está completando 410 anos e esse é mais um presente que nossa cidade recebe. Peço a toda população que contribua com a preservação e aproveite esse local belíssimo”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A solenidade contou com a presença de autoridades e alunos das escolas municipais Bandeira Tribuzzi e Justo Jansen, e foi dividida em dois momentos. Na parte interna do prédio, os alunos assistiram a um vídeo que mostrava o antes e o depois das obras, com a explicação histórica e arquitetônica feita pela presidente da Fumph, Kátia Bogéa. Em seguida, todos os alunos e autoridades fizeram um passeio pelo local.

“Todas as vezes que ocorreram intervenções aqui na Fonte das Pedras, apenas as partes externas eram restauradas, mas agora foi feita uma consolidação estrutural necessária para que o monumento se mantenha, visto que existem túneis subterrâneos e galerias que estavam desmoronando. Então, após a consolidação estrutural das galerias e da captação de água, a Semosp e o Impur fizeram as obras externas onde foram recuperados jardins, espaço da Guarda Municipal, iluminação e novo paisagismo e restauração das carrancas. E agora, graças aos esforços do prefeito Eduardo Braide, em um trabalho em conjunto, a Fonte está pronta para receber toda a sociedade maranhense, os turistas, em um dos lugares mais agradáveis, aprazíveis e principalmente como monumento histórico fundamental para São Luís,”, explicou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

Serviços

O projeto e a obra emergencial de estabilização e consolidação foram executados pela Fumph, com investimento de R$ 352.242,69. No local, foram realizados serviços como escavação no nível do solo para averiguar a situação da manilha (duto) de barro; escoramento das paredes e cúpula da bacia de captação das águas com orientação para o norte; restauração estrutural da cúpula norte: reposição de tijolos deslocados e recomposição de argamassas; restauração estrutural das paredes da bacia norte, reposição de pedras deslocadas e recomposição de argamassas; análise laboratorial da composição da argamassa existente para que a recomposição do reboco novo fosse adequado à estrutura; execução de reboco novo nas bacias e túneis que compõem a galeria subterrânea; pintura nova a base de cal em todo o complexo subterrâneo; desobstrução do percurso das águas e limpeza geral.

Já a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) ficaram responsáveis pela execução da pintura da Fonte das Pedras; reforma do posto da Guarda Municipal e agenciamento paisagístico de toda a área da fonte.

“A Semosp esteve aqui em colaboração com o Impur em um trabalho em conjunto submetido à Fumph e ao Iphan e, graças a esse trabalho, conseguimos trazer mudanças na infraestrutura e ambientação da Fonte das Pedras, fazendo desse local um lugar extremamente agradável e revitalizado. Como o prefeito Eduardo Braide já disse, agora é a hora de desfrutar e da população cuidar desse patrimônio que é todo nosso”, disse o titular da Semosp, David Col Debella.

“Hoje estamos realizando essa grande entrega para o povo da cidade, a Fonte das Pedras agora está linda, com novo paisagismo, e um espaço ainda mais bonito e atrativo e essa é mais uma grande entrega realizada pela gestão do prefeito Eduardo Braide, que se preocupa com nossa cidade e com a preservação do nosso patrimônio histórico”, disse o presidente do Impur, Walber Pereira.

O aluno Júlio Ivvala, do 9º ano da escola Justo Jansen, acompanhou toda a solenidade de inauguração e disse que aprendeu muito.

“Tudo aqui ficou muito bem feito e muito bonito, deu uma cara nova para a praça e para a fonte, aprendi muito hoje e gostei muito da visita”, disse o aluno.

Compareceram à inauguração, a vice-prefeita Esmênia Miranda, os secretários Marcos Affonso Júnior (Semusc), Igor Almeida (Secom), Liviomar Macatrão (Semapa), o vereador Marlon Botão (PSB), além de professores, diretores, equipes das secretarias participantes do projeto, guardas municipais e bombeiros civis que atuam no local.

A Fonte das Pedras ficará aberta para a visitação pública todos os dias da semana, das 8 às 17h. As equipes da Guarda Municipal são responsáveis pela garantia da preservação e fiscalização do local.

Importância histórica

A Fonte das Pedras, além de ser um monumento de valor histórico, artístico e arquitetônico, faz parte da história da cidade por ser um importante sítio desde a fundação pelos franceses, perpassando pela invasão holandesa e colonização portuguesa. Também foi um testemunho do início do processo de industrialização da cidade, ao ser anexado à Fábrica Santa Amélia do Cotonifício Cândido Ribeiro.

Em 1615, Jerônimo de Albuquerque, capitão da conquista e descobrimento das terras do Maranhão, acampou as tropas portuguesas sob as árvores ao redor do veio natural de água que jorrava em profusão, e aí iniciou sua estratégia que permitiu derrotar e expulsar os franceses comandados por La Ravardière.

No século XVII, os invasores holandeses utilizaram suas nascentes para a chegada e abastecimento de água potável e, ao compreenderem sua importância para as conquistas, construíram uma fonte, sendo, então, primeiro manancial canalizado na ilha de São Luís.

Teatro Arthur Azevedo recebe o espetáculo infantil “As Aventuras de Sonic”

O ouriço azul mais famoso do mundo vai invadir o palco do Teatro Arthur Azevedo com o espetáculo infantil “As Aventuras de Sonic”. Como parte da programação da Adoleta Produções em homenagem ao Dia das Crianças, a apresentação acontecerá no dia 09 de outubro (domingo), às 16h.

Uma adaptação livre para o teatro de uma animação composta por Sonic, o ouriço se junta com os seus amigos para derrotar o terrível Doutor Eggman, um cientista louco que planeja dominar o mundo.

Para detê-lo, Sonic se une a seus antigos parceiros, Tails, Ammy Rouse e Knuckles para partir em uma jornada para salvar o mundo nessa aventura cheia de diversão. A apresentação explora diversas cenas de ação e conta com a inserção de canções infantis coreografadas, além de efeitos especiais. 

Os ingressos custam entre R$ 30 a R$ 80 e já podem ser adquiridos pelo site Ingresso Digital ou na bilheteria do teatro. Mais informações: (98) 99182-3910. A produção local é da Adoleta Produções (@adoletaproducoes).

Serviço 

Data: 09 de outubro (domingo)

Horário: 16h

Local: Teatro Arthur Azevedo

Ingressos: custam entre R$ 30 a R$ 80

Vendas: site Ingresso Digital e bilheteria do teatro

Classificação: Livre

Informações: (98) 99182-3910

Produção Local: Adoleta Produções

MP Eleitoral se reúne com órgãos do Maranhão para discutir estratégias contra o derrame de santinhos e outros crimes eleitorais

O encontro foi realizado na sede do Ministério Público Federal (MPF), localizada em São Luís, e contou com representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (CGPM/MA), Comando do Corpo de Bombeiros (CBMMA), Polícia Federal (PF), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), inclusive a Blitz Urbana, além de procuradores-regionais eleitorais auxiliares e promotores eleitorais da capital.

Recentemente, o MP Eleitoral expediu a Orientação Normativa PRE/MA nº03/2022 aos promotores eleitorais sobre o cumprimento da legislação eleitoral no que se refere à propaganda irregular nas Eleições Gerais de 2022. Segundo a orientação, o derramamento de santinhos gera impactos sociais e políticos, uma vez que pode influenciar o eleitor a votar no número que tem à vista.

Além disso, há também o impacto econômico, considerando o gasto – muitas vezes do fundo partidário – para impressão desses materiais, de modo que os que possuem maior capacidade econômica poderiam imprimir maior quantidade de santinhos. Assim, influenciariam maior proporção de eleitores, tendo em vista que seus nomes e números alcançariam maior visibilidade.

Espalhar em vias públicas material de campanha, como panfletos, santinhos e adesivos, é considerado propaganda irregular. O infrator e o candidato beneficiado estão sujeitos à multa, sem prejuízo da apuração de crime eleitoral, mesmo que a infração ocorra na véspera da eleição.

De acordo com o procurador regional Eleitoral, Hilton Araújo de Melo, “criar estratégias de atuação articulada para prevenir e reprimir eventuais ilícitos criminais no fim de semana das eleições, especialmente, em relação à prática de derrame de santinhos nos locais de votação, garante eleições mais igualitárias, beneficiando assim, a população maranhense”, disse.

Page 1 of 13

Desenvolvido em WordPress & Tema por WeZ | Agência Digital