Mês: março 2023 Page 1 of 20

Em Brasília, prefeita França do Macaquinho e deputado Júnior França anunciam boa notícia para professores de Santa Luzia


A prefeita de Santa Luzia e o deputado estadual, Júnior França, estiveram na sede da Justiça Federal, em Brasília, para buscar informações sobre o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), para os servidores, em especial aos professores da rede pública municipal. Teve decisão favorável ao pagamento dos valores. “Avante Santa Luzia, avante educação”, comemorou a prefeita.

Durante a passagem pela capital federal, onde participaram da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a prefeita e o deputado, aproveitaram para se reunir com ministros de Estado, incluindo os maranhenses Flávio Dino (Justiça) e Juscelino Filho (Comunicações) e outras autoridades, para dialogar e solicitar benefícios para Santa Luzia e o Maranhão.

Outro momento que merece destaque, é a visita à sede da Caixa Econômica Federal, para cobrar celeridade na implantação da agência, em Santa Luzia.

Alumar recebe prêmio de promoção à Diversidade e Combate à Discriminação oferecido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão

Homenageada pela atuação institucional em ações de respeito à diversidade e práticas antidiscriminatórias, a Alumar recebeu a placa de menção honrosa do Prêmio Luiz Alves Ferreira, LUIZÃO de Promoção à Diversidade e Combate à discriminação. O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Comitê de Diversidade, em cerimônia realizada no dia 21 de março, no auditório do Fórum Des. Sarney Costa.

O prêmio foi entregue à Gerente de RH, Tereza Cavalca, acompanhada por lideranças regionais dos grupos de afinidade de Inclusão & Diversidade da Alumar: Francisca Fontes e Shirley Silva, Líder e Co-líder do ABLE, respectivamente, grupo voltado para a inclusão e valorização de pessoas com deficiência ; Johnatan Ferreira, co-líder do EAGLE, grupo de incentivo à Igualdade LGBTQIA+; e Najra Costa, co-líder do AWARE, grupo direcionado à Equidade Étnico-Racial . A AWN – Rede de Mulheres da Alcoa também integra a grade dos grupos de afinidade do Consórcio.

“Somos uma empresa inclusiva e trabalhamos para sermos o reflexo de uma sociedade diversa e sustentável, aumentando e incentivando conexões para promover uma cultura acolhedora, que promove a equidade com base no respeito, oportunidades igualitárias, a fim de garantir que todos e todas se sintam valorizados e tratados de forma justa”, afirma a Gerente Tereza Cavalca.

Durante o evento, o Comitê de Diversidade também homenageou com placa de Menção Honrosa, parceiros e parceiras no âmbito do Poder Judiciário Maranhense (PJMA) e sociedade civil. Foram 11 placas para colaboradores(as) internos e 11 para colaboradores externos.
A co-líder do grupo de afinidade de Igualdade Racial Aware, da Alumar, Najra Costa, lembrou que, não por acaso, o evento de premiação aconteceu no dia 21 de Março: Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas e Nações do Candomblé. “É muito importante reforçarmos datas como estas para refletirmos sobre onde estamos e o que podemos fazer para avançarmos nas questões de combate à discriminação”.

Sobre as ações antirracismo na Alumar, Najra destaca a participação da liderança. “Os nossos líderes são os primeiros a abraçarem as temáticas antidiscriminatórias, seja de gênero, racial, LGBTQIA+, de Pessoas com Deficiência e eu sou a prova de como as mulheres são valorizadas na Alumar”, afirmou ela, acrescentando que é a primeira mulher a exercer a função de Encarregada em uma área operacional de produção de alumínio, a Sala de Cubas. “Na Alumar, as oportunidades existem e são acessíveis a todos e todas, , independente se é uma pessoa com deficiência, independente de sua raça, etinia , gênero, , orientação sexual e crença religiosa”, disse.

Prêmio Luizão

Instituído na gestão do desembargador Lourival Serejo, quando presidente do TJMA (biênio 2020/2021), o Prêmio Luizão contempla servidores(as) e magistrados(as) (público interno), e professores (as) e estudantes de escolas públicas de Ensino Médio (público externo) que realizaram projetos com práticas antidiscriminatórias e de valorização à diversidade. A escolha dos vencedores e vencedoras das duas categorias, foi realizada pela Comissão de Avaliação do Prêmio, Comitê, Bianca Bezerra; e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA. O Comitê de Diversidade também homenageou com placa de Menção Honrosa, parceiros e parceiras no âmbito do Poder Judiciário Maranhense (PJMA).

Em seu discurso, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que, com a entrega do prêmio, o Tribunal de Justiça segue cumprindo com aquilo que cabe a um Poder de Estado fazer. “Extraindo da lição de John Rawls, nós temos o dever de remover o véu da ignorância, que nos impede a construção de uma sociedade igualitária, livre de qualquer tipo de discriminação e de desigualdade”, afirmou o presidente.

Esporte: I Festival Esportivo em Panaquatira movimenta fim de semana, em São José de Ribamar

Aconteceu no último fim de semana de março, o I Festival Esportivo de Panaquatira. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte. O sábado foi movimentado pelo futebol de areia, ao total foram 26 partidas disputadas durante todo o dia. Teve também o beach tennis, onde 14 equipes participantes disputaram o primeiro lugar.

Já no domingo (26), aconteceu o futevôlei, o vôlei jogado com os pés, que já é muito popular em outras praias do nordeste. A modalidade foi composta por 9 equipes.  Mas a grande sensação do último dia foi o vôlei misto, com 16 equipes de todo o município.

Moradores das Vilas, Parque Vitória, Aracagy, Cohatrac e Maiobinha agitaram a competição que começou pela manhã e terminou às 19h.

O principal objetivo da atividade foi movimentar o turismo e o comércio em Panaquatira, e levar aos ribamarenses das áreas mais afastadas o direito do lazer e da integração por meio do esporte.

O secretário adjunto de Esporte, Clineu Coelho, comentou sobre a importância do evento. “O esporte é uma das grandes ferramentas sociais de transformação, e é exatamente este nosso objetivo na atual gestão.”, afirmou o secretário.

Prefeitura faz treinamento para capacitar técnicos para preenchimento da ficha de notificação de violência, em Paço do Lumiar

A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), realiza nesta quarta-feira (29) e quinta-feira (30), uma capacitação voltada para técnicos ligados à pasta da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e de Conselhos Municipais para o preenchimento das informações no Sistema de Notificação de Agravos (SINAN) do Ministério da Saúde.

O sistema é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória. “A utilização efetiva do SINAN permite o diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória. Também indica riscos aos quais as pessoas estão sujeitas e contribui para a redução das subnotificações”, explicou Laísa Camões, a responsável pelo programa Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) em Paço do Lumiar. “Antigamente era de competência apenas da saúde, mas passou a ser realizada por quem lida as questões sociais, dos direitos humanos e até da educação. Quando todos notificam, nós conseguimos criar um banco de dados maior e, por meio deste, planejar ações de saúde e enfrentar a violência, que é um caso de saúde pública, disse.

A capacitação contou com a palestra da Ana Teresa Meireles, técnica do DANT da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA). “Existe uma ficha que é de notificação, onde os profissionais preenchem casos de violência. Ela não é só da SES-MA, mas abre para outras unidades notificadoras. As notificações realizadas de forma sistemática, contribuem para o acesso à informação. É, portanto, um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde” explicou Ana.

Presidente Dutra realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde

A prefeitura municipal de Presidente Dutra, através da secretaria municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (30), a 10ª Conferência Municipal de Saúde. Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, o encontro é aberto para a comunidade em geral.

O tema central deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, e o municipal é “Amanhã vai ser outro dia”. A abertura da conferência aconteceu às 9h, com a presença de secretários municipais, vereadores e membros do Conselho Municipal de Saúde, além do promotor de Justiça Clodoaldo Nascimento. Após a leitura e aprovação do Regimento, foram realizadas as palestras. No período da tarde, foram programados os debates e discussões sobre os eixos apresentados.

O objetivo da conferência é promover a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas de Saúde mais efetivas, um momento de aprendizado, troca de ideias e reflexão. O secretário de Saúde, Micherlli Fernandes, deu início as falas. O promotor de justiça Clodoaldo Nascimento ressaltou a importância do evento, que proporciona mais informação à sociedade.

As Conferências têm como objetivo, avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da políticas de saúde nos três níveis de gestão. Do blog do Wilque Gomes.

Em Brasília, Ricardo Lucena assina Acordo de Cooperação Técnica para modernizar Câmara de Presidente Dutra

O Presidente da Câmara Municipal de Presidente Dutra, Ricardo Lucena (PCdoB), está em Brasília participando da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Nesta quarta-feira (29) ele teve um encontro com Luís Fernando Pires Machado, diretor do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) que faz a gestão do Programa Interlegis do Senado Federal. Durante a visita, ambos assinaram um acordo de cooperação técnica visando modernizar as instalações da câmara de vereadores de Presidente Dutra.

A assinatura deste importante acordo atende a um requerimento de autoria do vereador e presidente da Câmara, Ricardo Lucena encaminhado anteriormente ao ILB com o propósito de trazer inovação e modernização para o poder legislativo municipal, uma vez que o programa Interlegis irá cumprir o que dispõe a Lei Federal 12.527/2011 – de Acesso à Informação (LAI), e a Lei (13.709/2018) Geral de Proteção de Dados. “Isto vai fazer com que a gestão da Câmara seja cumprida com responsabilidade e transparência, seguindo a legislação vigente, trazendo dessa forma uma maior eficiência dos trabalhos legislativo e administrativo”, afirmou Ricardo Lucena.

Participaram do ato de assinatura do acordo, o presidente da Câmara de Presidente Dutra, Ricardo Lucena, a Gestora Regional de Educação, Elizângela Dutra, o diretor do ILB Luís Fernando Machado, os vereadores Wallas Alves, Andhreya do Jurandy, Toinho Veloso, Tom Santos e o vereador licenciado e secretário municipal de educação, Fernando Sereno.

“A participação do presidente Ricardo Lucena neste ato já mostra resultados, sendo este um marco importante para o legislativo do nosso Município, esperamos que ações como essa se repitam e que consiga trazer mais parcerias em benefício de Presidente Dutra”, garantiu o vereador Tom Santos.

De acordo com Ricardo Lucena, foi solicitado ainda, apoio técnico do Instituto Legislativo Brasileiro para auxiliar na atualização da lei orgânica do município de Presidente Dutra aprovada em 1990 e que encontra- se totalmente desatualizada. Do blog do Adonias Soares.

Page 1 of 20

Desenvolvido em WordPress & Tema por WeZ | Agência Digital