A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, vem esclarecer acerca de dois casos suspeitos de meningite de pessoas residentes em Paço do Lumiar, que foram notificados recentemente. Ambos os casos já foram DESCARTADOS pelas fontes notificadoras, por meio de exames laboratoriais, excluindo, assim, a possibilidade de um caso positivo.

Em relação ao caso 1, a criança suspeita não passou por atendimento nas unidades de saúde do Município de Paço do Lumiar, mas foi atendida por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de outro município, na qual referenciou o paciente a um Hospital de São Luís, onde segue internada. Assim que a SEMUS recebeu a informação da suspeita de diagnóstico, a equipe da Vigilância em Saúde de Paço do Lumiar deu início a todas as investigações e intervenções necessárias em relação ao caso, e segue monitorando e dando suporte à família.

Em relação ao Caso 2, que deu entrada também como suspeita em uma UPA de outro município, o setor de Vigilância do Município de Paço do Lumiar também foi informado que a suspeita foi descartada, e o paciente segue sendo monitorado. A Secretaria Municipal de Saúde reitera que sempre esteve vigilante diante de casos suspeitos de agravos de notificação imediata e reforça a todos que a melhor prevenção continua sendo a vacinação.