Mês: julho 2023 Page 1 of 15

Maranhão fecha 1º semestre de 2023 com a criação de quase 15 mil empregos formais

Brasil criou quase 278 mil empregos com carteira assinada, em junho | O  Imparcial

Na última quinta-feira (27), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgou os dados de empregos do mês de junho e consolida saldo positivo do Maranhão na geração de vagas formais no primeiro semestre, alcançando a marca de 14.468.

Para o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão, Luiz Henrique Lula, a alta na geração de emprego no mês de junho ocorreu com o aquecimento do setor de serviços, propiciadas pelo investimento do Governo do Estado na cultura, que aqueceu o turismo e movimentou a economia.

Já em relação ao saldo positivo do semestre, o secretário afirmou que o governador Carlos Brandão tem investido e articulado o aumento de parcerias com o Governo Federal e a iniciativa privada para garantir emprego e renda para os maranhenses, com apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

“Inclusive, estamos com diversos programas em fase de planejamento para aprimorar a nossa mão de obra e garantir às empresas parceiras profissionais qualificados. Atuamos também auxiliando os trabalhadores e trabalhadoras para encontrarem vagas que lhes contemplem, facilitando o acesso aos serviços do Sine. Enfim, estamos felizes com os números, mas não satisfeitos, continuaremos aprimorando os nossos serviços em busca dos melhores resultados.” destacou o secretário da Setres.

Somente no mês de junho, também em decorrência das festividades juninas, o Estado gerou 4.889 vagas formais de emprego.

Outro dado importante é que, no acumulado do ano, relativo aos seis primeiros meses, o Maranhão soma 14.468 vagas formais, considerando 123,9 mil admissões e 109,5 mil desligamentos. Já tendo como referência os últimos 12 meses, o Estado acumula 32 mil empregos.

O Maranhão é o quarto Estado do Nordeste entre os que mais geraram emprego em junho. Ao todo, a região registrou 33,6 mil.

As atividades econômicas que apresentaram resultado positivo em junho de 2023 no Maranhão, foram: o setor de Indústria, com saldo de 1.273, seguido pelo setor de Comércio (1.159), Construção (1.042), Serviços (957) e Agropecuária (458).

Os números do semestre apontam um aumento continuo das vagas por mês, confira: Janeiro – saldo de vagas – 1.236; Fevereiro – saldo de vagas – 85; Março – saldo de vagas – 2.759; Abril – saldo de vagas – 2.202; Maio – saldo de vagas – 2.422; e, Junho – saldo de vagas – 4.889.

Prefeitura de São Luís leva Copa do Mundo Feminina ao Centro Histórico

A Prefeitura de São Luís reuniu os apaixonados por futebol no Centro Histórico para acompanhar a transmissão do jogo da seleção brasileira de futebol feminino contra a França no Brisbane Stadium, na Austrália, neste sábado (29).

O jogo foi transmitido em uma grande estrutura com um telão montado na Praça Nauro Machado, graças aos pedidos dos torcedores, após a primeira partida vitoriosa da equipe brasileira.

“Essa iniciativa proporciona um ambiente único e empolgante para que os fãs de futebol possam torcer juntos e celebrar o talento das jogadoras brasileiras e as jogadoras maranhenses no cenário internacional. A Copa do Mundo Feminina de 2023 tem sido um momento marcante para o esporte feminino e São Luís mostrou seu apoio entusiasmado às atletas representando o Brasil no torneio”, destacou o secretário de comunicação Igor Almeida.

Foto: @DivulgaçãoNo segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina, a França venceu por 2×1 e assumiu a liderança do grupo F. A equipe francesa marcou primeiro aos 16 minutos do primeiro tempo, com Le Sommer, após um cruzamento de Karchaoui.

O Brasil empatou no segundo tempo com Debinha aos 12 minutos, mas sofreu o segundo gol francês aos 37 minutos, após uma falha na bola aérea em um escanteio, quando Renard marcou de cabeça.

Foto: @DivulgaçãoPara garantir a classificação nas oitavas de final, será necessário conquistar uma vitória sobre a equipe da Jamaica na terceira e última rodada da fase de grupos, que acontece nesta quarta-feira (2 de agosto), às 7h da manhã.

O taxista Thales Frazão aproveitou as férias escolares dos pequenos Leon e Andreys para aproveitar o jogo em família, na Praça Nauro Machado. Ele também se mantém otimista após o resultado desfavorável para a equipe brasileira.

“Acordamos cedo e aproveitei a transmissão aqui na praça para trazer eles para assistir a seleção brasileira jogar. Infelizmente, não conseguimos a vitória, mas ainda temos chance contra a Jamaica e a gente vai conseguir com fé em Deus, a gente vai se classificar”, declarou.

Quem também acompanhou os jogos foi a vendedora Maria José.

“A gente tem que torcer para nossa seleção feminina, trabalho daqui a pouco, mas fiz questão de vir à praça para assistir às jogadoras em ação”, disse a vendedora.

Também estavam acompanhando os jogos no Centro Histórico, o secretário de Cultura (Secult), Marco Dualibe, e o seu secretário adjunto, Henrique Almeida.

Do Maranhão para o Mundo

Com duas ludovicenses na competição, a iniciativa da Prefeitura também representa uma homenagem e apoio às atletas que estão orgulhando todos os maranhenses. Destaques da Copa do Mundo Feminina, as atletas ludovicenses Ary Borges e Camila Rodrigues estão chamando atenção de todos os torcedores maranhenses.

Foto: @DivulgaçãoCom apenas 23 anos de idade, Ary Borges já acumula 28 partidas pela Seleção Brasileira, incluindo a Copa do Mundo Sub-20 em 2018 e a conquista da Copa América em 2022. Além disso, seu talento também se destaca em clubes, tendo passado por Centro Olímpico, Sport, São Paulo e Palmeiras, onde foi fundamental na conquista da Copa Libertadores na temporada de 2022.

Na estreia do Brasil na competição, a atacante maranhense Ary Borges brilhou ao marcar três dos quatro gols contra o Panamá, contribuindo para a vitória por 4 x 0 junto com o gol de Bia Zaneratto.

Outro destaque maranhense é a goleira Camila Rodrigues, que teve sua formação na escolinha do veterano Marcial, conhecido por seu talento em clubes como Sampaio Corrêa, Viana-MA, Chapecoense, Internacional e Iranduba-AM.

Foto: @Divulgação

Organização e Segurança

Além das estruturas de palco, som e telão, a gestão municipal também oferece serviços como disciplinamento do comércio com a presença da Blitz Urbana, atendimento de saúde através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e controle do trânsito com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Para garantir a segurança do evento, os Bombeiros Civis e os homens da Polícia Militar do Maranhão também estiveram presentes.

Prefeitura de Presidente Dutra participa de workshop sobre compras públicas para MPEs

Nesta terça-feira (25), a secretária municipal de Indústria e Comércio, Marcia Sampaio, esteve em São Luís, onde participou do workshop: ‘A importância da participação das Micro e Pequenas empresas nas compras governamentais dos municípios e do Estado do Maranhão’, promovido pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão.

A secretária destacou a importância de participar do encontro. “É importante que a gente esteja atento às oportunidades que estão surgindo. Presidente Dutra é uma cidade com localização estratégica e temos que usar isso a nosso favor, para atrair investimentos e fomentar o comércio e a indústria. Temos uma economia forte, com circulação de milhares de pessoas todos os dias, que vem de várias cidades da região central. O prefeito Raimundinho pediu que a gente busque parcerias com o Governo do Maranhão e outros órgãos para, não somente incentivar o setor produtivo, mas também qualificar nossos trabalhadores”, disse a secretária Márcia Sampaio.

O evento reuniu empresários, gestores públicos, autoridades e especialistas para debater temas relacionados às compras governamentais, entre os quais, a Nova Lei de Licitações, aprovada em 2021, e que reduz a burocracia nas contratações públicas e estimula a concorrência, favorecendo especialmente às Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

Na programação do evento, teve palestras com especialistas na área, como Jacoby Fernandes, professor de Direito e vice-presidente da Comissão de Controle de Gastos Públicos na OAB/DF, que abordou a importância da participação das Micro e Pequenas Empresas nas compras dos municípios e do Estado do Maranhão; o consultor nacional do Sebrae, Luís Mauricio Junqueira Zanin, que discutiu as regulamentações e sistemas do mercado de compras governamentais e a secretária adjunta de Licitações e Compras Estratégicas da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Aline Vasconcelos, que apresentou o portal de compras do Governo do Maranhão.

Agenda em São Luís

Ainda na capital, a secretária Márcia Sampaio aproveitou para se reunir com o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Júnior Marreca, para alinhar projetos e propor parcerias que possam beneficiar empresas e trabalhadores de Presidente Dutra. “A cidade é forte e sabemos que a gente pode avançar nas políticas públicas de incentivo ao setor produtivo e nós estamos à disposição para trabalhar juntos”, disse o secretário Júnior Marreca.

A secretária Márcia também conversou com a secretária Adjunta da Micro e Pequena Empresa, Luzia Rezende, sobre o suporte às MPE’s. Com o secretário Adjunto de Infraestrutura e Projetos, Ubiratan Silva, a secretária tratou sobre a viabilidade de parceria para criar um parque empresarial e um polo logístico de distribuição de mercadorias que atenda a cidade e a região.

“Trouxemos as nossas demandas e ouvimos sugestões sobre as ações que podemos executar juntos. Nosso diálogo foi positivo e demonstra a vontade do prefeito Raimundinho da Audiolar, em fazer uma gestão com olho na geração de emprego e oportunidades, para os empresários e para os trabalhadores”, finalizou a secretária Márcia.

Concurso Alema – Candidatos que solicitaram devolução da taxa de inscrição do certame anulado começam a ser ressarcidos

Os candidatos inscritos no concurso público anulado da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e que solicitaram a devolução da taxa de inscrição começaram a ser ressarcidos na última segunda-feira (24). Até o momento, já foram realizadas 88% das devoluções solicitadas. O certame estava sob a responsabilidade da banca Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro CEPERJ/RJ e a primeira etapa das provas objetivas foi anulada em junho de 2022.

Vale ressaltar que os candidatos aptos à devolução do valor da taxa de inscrição deverão validar sua chave PIX, que deve ser, obrigatoriamente, o número do CPF. Segundo Lylian Soares, diretora de Finanças da Alema, à proporção que as pessoas cadastrarem a chave CPF estarão aptas a receber o valor, que será creditado automaticamente.

“A chave PIX pode ser cadastrada em qualquer instituição bancária, mas precisamos que seja o número do CPF. Se o candidato colocar e-mail ou telefone, não vai funcionar. Precisamos que seja o CPF, porque o programa que utilizamos para ressarcimento só permite que o PIX seja o CPF”, enfatizou.

O prazo final para que seja efetuado o cadastro via PIX é de até 30 dias corridos, a contar do dia 24 de julho. Após esse período, não haverá mais devolução, pois o convênio com o Banco do Brasil para essa finalidade será encerrado.

MPF obtém condenação de servidores do Ibama no Maranhão por corrupção passiva

imagem

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação por corrupção passiva dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão João Batista Figueiredo Mendes e Miguel Martins Ferreira. Eles foram condenados por receber propina para não fiscalizar caminhão que transportava quantidade irregular de madeira. O crime foi revelado pela Operação Ferro e Fogo, da Polícia Federal.

A Justiça Federal no Maranhão fixou para ambos pena de 2 anos e 8 meses de prisão em regime aberto, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade, sendo uma hora de tarefa por dia de condenação. Eles também deverão pagar multa e mais três salários mínimos, que serão destinados a ações sociais. O local da prestação dos serviços e as entidades que receberão o valor serão definidos posteriormente, pela Justiça.

Os réus eram lotados no Núcleo de Fiscalização do Ibama, em São Luís (MA), em agosto de 2014, quando solicitaram vantagem financeira indevida para liberar um caminhão que transportava carga de madeira em quantidade superior à contida no Documento de Origem Florestal (DOF). Em razão do valor recebido, os servidores deixaram de realizar a fiscalização e autuar o veículo, o que caracteriza o crime de corrupção passiva, previsto no artigo 317 do Código Penal.

Operação – As apurações tiveram início após notícias-crimes feitas por particulares e por autoridades do Ibama sobre a possível prática de atos de corrupção por alguns servidores da autarquia. A operação Ferro e Fogo, da Polícia Federal, utilizou escutas autorizadas judicialmente no veículo oficial utilizado pelos réus para se deslocarem até o interior do estado, com o objetivo de realizar fiscalizações de rotina. As gravações realizadas nos dias 22, 28 e 29 de agosto de 2014 revelaram a prática criminosa.

“O teor dos diálogos revela ainda a habitualidade e trivialidade com que a conduta é tratada, indicando que em ocasiões pretéritas o recebimento de vantagens também ocorria, por vezes incorporado ao salário recebido do órgão público”, afirma a sentença. Testemunhas ouvidas no processo também confirmaram a prática de corrupção por servidores da autarquia federal. Uma delas apontou que fiscais abordavam madeireiros em operações de fiscalização exigindo dinheiro para evitar multas.

Teatro Arthur Azevedo recebe turnê de 10 anos do projeto Rock ao piano neste domingo (30)

O pianista curitibano Bruno Hrabovsky retorna a São Luís, em um concerto da turnê de 10 anos do projeto Rock ao Piano. A apresentação acontece no domingo (30), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.

 

Trazendo o repertório do CD gravado em 2019, que passeia por clássicos de bandas como System of a Down, ACDC, Aerosmith, Pearl Jam, Radiohead, Guns N’ Roses e mais 3 músicas especiais – uma surpresa e duas eleitas pelo público, o concerto comentado será uma verdadeira imersão no Rock internacional, mostrando o quanto Rock e piano podem ter em comum.

 

“O projeto foi surgindo da minha vontade de criar arranjos do rock usando só o piano. Eu fui percebendo que conseguia tocar no piano aquilo que eu sempre mais ouvi. É muito legal fazer um projeto focado em uma banda só, porque é possível contar mais histórias. Eu sempre gosto de falar muito nas apresentações as histórias das bandas, sua trajetória e explorar sons diferentes que essas bandas trabalharam”, explica o pianista.

 

Os ingressos custam entre R$ 20 a R$ 60 e podem ser adquiridos pelo site Ingresso Digital ou na bilheteria do teatro. Mais informações: (98) 99182-3910.

Page 1 of 15

Desenvolvido em WordPress & Tema por WeZ | Agência Digital