Mês: setembro 2024 Page 1 of 20

Alan da Marissol realiza maior carreata da história da zona rural de Balsas


Com cerca de 500 veículos, entre carros, motos, caminhões, carretas e tratores, e mais de 2 mil pessoas, o candidato a prefeito de Balsas, Alan da Marissol (PRD), organizou aquela que está sendo apontada como a maior carreata já realizada na zona rural na história de Balsas, ocorrida na tarde de domingo. A fila de carros chegou a ter mais de um quilômetro de distância e ocupou toda extensão de duas avenidas ao mesmo tempo no povoado da Batavo, distante 250 quilômetros da sede do município.

Organizada em menos de 24 horas, a carreata mobilizou moradores da Batavo e de outros povoados do sul do município de Balsas. O trajeto cruzou todo o povoado, quase 10 quilômetros. “As pessoas vieram espontaneamente com seu carro, sua moto e alguns até mesmo de bicicleta. Pude sentir mais do que nunca o chamado dos balsenses que vivem na zona rural, por onde circulei muito desde que comecei a minha campanha. Essa carreata mostra como os agricultores, os lavradores, os trabalhadores rurais e todos os que vivem nos povoados estão se envolvendo cada vez mais na minha campanha”, comentou o candidato.
“O povoado da Batavo é um dos mais distantes de Balsas, o que gera algumas dificuldades e, para resolver esses problemas, propus em meu plano de governo criar a subprefeitura da Batavo e o da Aldeia, com autonomia para dar soluções aos problemas locais, como estratégia de gestão para atender os que vivem na zona rural de Balsas”, completou Alan da Marissol.

TRAJETO
A carreata partiu da rotatória que fica logo na entrada do povoado da Batavo, no final da tarde de domingo (29), percorreu ruas e avenidas do povoado Batavo e, durante o trajeto, os mais de 2 mil participantes demonstravam determinação e apoio ao candidato peerredebista.
“O Alan sempre demonstrou sensibilidade com nossos problemas e abertura para nos ouvir e trazer propostas de soluções, principalmente na saúde. Vim trazer meu apoio porque tenho certeza que com ele tudo dará certo”, disse o produtor rural, Raimundo Souza, morador da Batavo.

Iracema Vale reforça apoio à candidatura de Saulo Machado em Anajatuba durante ato político

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, no domingo (29), de um grande ato político em apoio ao candidato a prefeito de Anajatuba, Saulo Machado (PSB). Na ocasião, a parlamentar reiterou seu compromisso com a população anajatubense e aproveitou para agradecer, mais uma vez, a expressiva votação que obteve no município no último pleito.

“Eu não poderia deixar de vir aqui para dizer que esse é o palanque da verdade, da honradez e do trabalho. Saulo Machado é a melhor opção para Anajatuba, porque é uma liderança que se preocupa com a população e que busca permanentemente ações em benefício da sua cidade. Eu não tenho dúvidas de que ele vai promover a grande renovação que Anajatuba precisa e merece”, disse Iracema Vale.

O ato começou com uma carreata pelas ruas da cidade, culminando com um grande comício no povoado Afoga, a 18 quilômetros da sede do município, onde uma multidão se concentrou no largo principal da comunidade para ouvir as propostas dos candidatos.

*Chapa*
Encabeçando a chapa “Vamos Juntos com o Homem do Povo”, Saulo Machado concorre à prefeitura de Anajatuba pela primeira vez, tendo como vice a advogada Laise Marinho, filha de Dr. Nilton.

Machado destacou a importância do apoio da deputada Iracema Vale e agradeceu pela presença da parlamentar em um dos maiores atos políticos já realizados no povoado Afoga.

“Deputada Iracema nos engrandece com sua presença e seu apoio. Ela, que já é uma inspiração para todos nós, por ser essa mulher guerreira, honrada e que faz história na política do Maranhão, nos deixou ainda mais felizes com sua vinda à nossa cidade para nos prestar esse apoio”, afirmou Saulo Machado.

Dudu Diniz faz hoje (30), grande caminhada com presença do governador Brandão e Iracema Vale, em Ribamar

O candidato a prefeito de São José de Ribamar, Dudu Diniz (PSB), realiza hoje (30), uma grande caminhada pelas ruas da cidade. O ato político marca que o início da reta final da campanha, terá a participação do governador Carlos Brandão e da presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Iracema Vale. Além deles, também são esperadas as participações dos ex-prefeitos Eudes Sampaio e Luís Fernando, do Dr Pedro e Beto das Vilas.

Julinho quebra tradição e não paga servidores antes do último dia de festejo de São José de Ribamar

A palavra “decepção” tem ecoado pelas ruas de São José de Ribamar nos últimos dias. Funcionários da prefeitura, que historicamente recebiam seus salários antes do fim dos festejos em homenagem ao padroeiro da cidade, foram surpreendidos com o não pagamento em pleno evento.

Tradicionalmente, os servidores recebiam seus proventos entre os dias 24 e 29 de setembro. No entanto, neste ano eleitoral, a gestão municipal deixou seus funcionários sem o salário durante um dos períodos mais importantes da cidade balneária.

“Todos os anos, recebíamos nosso pagamento antes do festejo. Isso já fazia parte da tradição. Mas, infelizmente, o prefeito parece não se importar com os servidores. É uma decepção para nós, que trabalhamos diariamente para o município. Porém, vamos retribuir essa ‘atenção’ no dia 6 de outubro”, desabafou uma servidora pública.

Judiciário decide que Município de São Luís deve fazer reloteamento da Ponta D’Areia

O Judiciário acolheu pedidos feitos pelo Ministério Público Estadual (CPC, 487, I) para anular, em parte, o registro do loteamento Ponta D’Areia e cancelar todas as matrículas de imóveis de quadras que estejam situadas em área de preservação ambiental.

O Município de São Luís foi condenado a realizar o reloteamento da área, arquivando nova planta no registro de imóveis, em que estejam precisamente demarcadas as Áreas de Preservação Permanente, no prazo de três anos. No prazo de seis meses, deverá promover medidas de conservação das Áreas de Preservação Permanente, tais como: cercas, placas informativas e vigilância, além de outras necessárias para preservar essas áreas.

Além do Município, são réus na ação bares, hotel, centros comerciais (shoppings), indústrias, empresas e construções de particulares que ocupam quadras no local. Ainda Segundo a decisão judicial, não cabe indenização a proprietários de imóveis ou pessoas atingidas pelas obrigações impostas por Áreas de Preservação Permanente, porque essas áreas têm natureza jurídica de limitação administrativa, que afeta todos os imóveis em situação semelhante.

QUESTÃO JUDICIAL

Na sentença, o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, registrou que sua decisão se aplica aos novos ocupantes que adquiriram a posse nas mesmas condições dos réus da ação, considerando que a questão judicial existe desde 2002.

O Ministério Público informou que em 4 de março de 1975, a SURCAP – Sociedade de Melhoramentos e Urbanismo da Capital realizou o loteamento de parte de uma gleba originária de aforamento da União, dando origem ao loteamento da Ponta D’areia, em duas etapas.

Ocorre que, segundo o MP, parte  dos lotes e quadras da segunda etapa do loteamento Ponta D’Areia está situada sobre áreas de dunas e manguezais de Áreas de Preservação Permanente, o que o torna parcialmente nulo diante da Lei nº 4.771/65.

MEDIDA PROVISÓRIA

Para assegurar o resultado prático dos pedidos, evitar prejuízos a outros adquirentes e conter as agressões sofridas pelas áreas, o Ministério Público pediu Medida Liminar (provisória), sendo atendido pelo juiz, em decisão anterior, agora confirmada pela sentença judicial.

O juiz analisou o caso e verificou que a formalização do loteamento Ponta D’Areia remonta ao ano de 1975, na vigência do Decreto-lei nº 271/671, e pertencia à União, mas após o Decreto Federal nº 71.206/1972, a área foi cedida ao Município de São Luís.

Por isso, assegurou que desde o primeiro Código Florestal (Decreto 23.793/1934), a Ponta D’Areia já estava sob proteção ambienta como floresta protetora, que, por sua localização, serviam para evitar a erosão das terras pela ação dos agentes naturais, bem como para fixar dunas. Atualmente, o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, confirmou a importância de preservar as restingas, dunas e manguezais

“Na hipótese dos autos, verifico que o Município de São Luís, na época por intermédio da SURCAP, foi gradualmente loteando a área objeto desta lide, e, em uma dessas etapas, no ano de 1978, envolveu a restinga ali presente, onde foram implantadas áreas comerciais e lotes sobre dunas e manguezais. Outrossim, as contestações dos réus não negaram a existência do fato, qual seja, a ocupação ilegal de APP”, concluiu o juiz.

Vereador é preso por suspeita de atear fogo em emissora de TV

Júnior Passos

O vereador José Passos Junior, conhecido como Júnior Passos, de Bom Lugar, foi preso nesta quinta (26) por suspeita de estar envolvido no incêndio que atingiu a sede da TV Cidade, em Bacabal. A detenção ocorreu após surgirem rumores sobre sua possível participação no incidente.

O parlamentar compareceu por vontade própria à delegacia da cidade com seu advogado, para esclarecer sua inocência em relação às acusações. À imprensa local, Júnior Passos negou qualquer envolvimento no crime, reforçando sua posição de que não tinha participação no ataque.

Segundo a polícia, o incêndio teria sido provocado por quatro homens, que renderam o funcionário da emissora e invadiram o local, iniciando a ação criminosa. A Perícia Oficial foi acionada para os procedimentos no local do crime e a Polícia Civil segue analisando imagens de câmeras de segurança e ouvindo testemunhas que possam contribuir para identificação e prisão de todos os envolvidos, bem como para esclarecer a motivação do fato.

Em nota, a Secretária de Segurança Pública (SSP) informou que por apresentar um problema de saúde, o suspeito foi colocado em observação em uma unidade hospitalar sob custódia do Sistema Penitenciário, para onde deve ser levado após receber alta médica. Do Imirante.com.

Page 1 of 20

Desenvolvido em WordPress & Tema por WeZ | Agência Digital