O mês de junho é composto por duas campanhas de saúde, o Junho Vermelho, voltado para o incentivo a doação de sangue, e o Junho Laranja, com ações de combate e ao diagnóstico precoce de anemia e leucemia.

Um tipo de câncer maligno, que atinge os glóbulos brancos no sangue, a leucemia tem origem na medula óssea, local onde são fabricadas as células sanguíneas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 10.810 novos casos destas doenças poderão ser descobertos ainda este ano. No Maranhão, para cada 100 mil homens, e 4,88 podem desenvolver a doença, de acordo com INCA. Para as mulheres, a estimativa é de 3,26 casos para cada 100 mil.

Cansaço, perda de apetite e palidez da pele são uns dos principais sintomas da anemia. O diagnóstico pode ser feito por exames laboratoriais, como hemograma e a ferritina. A doença é caracterizada pela diminuição de hemoglobina no sangue, o que reduz a capacidade de transporte de oxigênio. A substância é carregada no sangue por meio das hemácias ou glóbulos vermelhos. As origens da enfermidade podem ser variadas, mas na anemia ferropriva – a mais comum, o problema é a deficiência de ferro.

Campanha Junho Laranja alerta para prevenção da leucemia e anemia

O vereador Edson Gaguinho (Democratas) utilizou as redes sociais para se manifestar a respeito da campanha Junho Laranja. Segundo ele, a anemia e a leucemia são doenças preocupantes e ambas têm o sangue como protagonista. “Discutir o assunto, os cuidados e as informações sobre o tema é o objetivo da campanha Junho Laranja, que incentiva um diagnóstico correto e precoce dessas enfermidades”, analisou.

Há possibilidade dos acometidos por uma dessas doenças precisarem da doação de sangue, plaquetas ou medula óssea. Por esse motivo a doação é tão importante. Para doar é preciso ter mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato, não estar em jejum e evitar o consumo de alimentos gordurosos 4 horas antes do procedimento.

Blog Noticiar – por Olavo Sampaio