Vacinação contra a covid-19 em São Luís

O processo de imunização em São Luís ganhou velocidade nas últimas semanas e por isso tem sido destaque na imprensa nacional. Os números mostram que em muitas capitais a vacinação está atrasada e ainda nem contempla pessoa com 40 anos de idade. 

Nesta semana, a vacinação por aqui foi citada como exemplo em um dos principais telejornais da CNN Brasil. As apresentadoras elogiaram a inclusão de públicos mais jovens no cronograma. O Bom Dia Brasil, da TV Globo, também mostrou que São Luís é uma das poucas cidades do país que já imuniza o público com menos de 30 anos.

 

São Luís vem quebrando os recordes de vacinas aplicadas por dia, nos nove pontos de vacinação que funcionam em regiões estratégicas da cidade – alguns deles, recebem o público até as oito da noite. Esforço do prefeito Eduardo Braide, que comemorou ontem a marca de mais de 21 mil pessoas vacinadas em um único dia. O total de vacinados na cidade já passa de 600 mil pessoas e se aproxima da meta de vacinação de 100% do público alvo, definido pelo Ministério da Saúde. No instagram, Braide postou;

São Luís lidera ranking de cidades que mais aplicou vacina contra a covid

“São Luís é orgulho para o Brasil!

Só hoje foram ➕ de 2️⃣1️⃣.0️⃣0️⃣0️⃣ pessoas vacinadas. Somos a capital que lidera a vacinação contra a Covid em todo o país!

Agora diz aí: dá ou não dá orgulho de ser ludovicense? 🙌🏽🙏🏽🤩

#BraideTrabalha #PrefeitoPresente

#VacinaçãoemMassa #SãoLuísContraCovid” disse o gestor que tem sido elogiado nas redes sociais. 

Doses extras 

A vacinação contra a covid-19 ganhou mais velocidade depois que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destinou 300 mil doses extras para a Grande Ilha, a pedido do prefeito Eduardo Braide. A solicitação foi feita durante visita do ministro a capital maranhense, no dia 25 de maio. De lá pra cá, a prefeitura tem montado estratégias para ampliar a vacinação. Além destas doses extras, o municípios também recebeu outras remessas das vacinas Coronavc, AstraZeneca e Pfizer. 

As doses extras deram um certo fôlego, porque antes delas era comum a vacinação ficar mais lenta até a chegada de novas doses ou até ser suspensa por falta de imunizantes. Ao que tudo indica, São Luís poderá ser uma das primeiras cidades a concluir a meta de vacinação dos públicos alvos e bem antes do que estava previsto!

Além da vacinação, a prefeitura também faz a testagem em massa. Na mesma época em que recebeu as doses extras, o município também recebeu milhares de testes do Ministério da Saúde. Até esta segunda-feira (14), a Prefeitura de São Luís aplicou 8.736 testagens. O procedimento é realizado em pelo menos 15 locais de atendimento e que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos terminais da Praia Grande e do Distrito Industrial, o atendimento ocorre das 9h às 16h. 

Do total de testagens, 7.278 testaram negativo e 1.458 pessoas tiveram diagnóstico positivo para a doença. Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a promoção das testagens é de fundamental importância para a vigilância epidemiológica da doença. “Desta forma, é possível montar estratégias ainda mais claras para o controle da Covid”, disse. 

 

Blog Noticiar – por Olavo Sampaio