A tradicional Festa da Juçara, que está em sua 53ª edição, teve início neste domingo (16), no bairro Maracanã, zona rural de São Luís. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, realizou a abertura oficial do evento, que segue até o dia 13 de novembro. A Festa da Juçara tem como patrocinador o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Nada mais justo do que resgatar essa tradicional Festa da Juçara reinaugurando esse parque que é uma tradição de São Luís, da zona rural e de muitos municípios que participam dessa festa. Uma festa que envolve as famílias, as tradições culturais e que a gente precisa fortalecer e manter”, destacou Brandão.

O Parque da Juçara, local onde ocorre a festa, funciona entre 12h e 23h aos domingos e de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h. Porém, a programação cultural é somente aos domingos. O evento está cheio de novidades e volta a ser realizado presencialmente após dois anos em formato online por causa da pandemia da Covid-19.

A estimativa dos organizadores é de que um total de 8 mil pessoas compareça para prestigiar a tradicional Festa da Juçara, isso somente aos domingos.

Atrações

Além das atrações culturais como brincadeiras folclóricas e shows de grupos maranhenses, o local também conta com o Espaço do Artesão que exibe e comercializa o trabalho das pessoas que usam a semente da juçara para confeccionar peças como pulseiras, cordões, brincos.