Cumprindo mais uma das metas de seu plano de governo, o prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quarta-feira (7), ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, dos filhos Maria Antônia, Manuela e Tom, cãozinho de estimação dos filhos do prefeito e de diversas autoridades, a Ordem de Serviço para a construção do primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís.

A unidade de saúde animal irá funcionar na área Itaqui-Bacanga e oferecerá uma série de serviços gratuitos a animais domésticos e em situação de vulnerabilidade.

“Hoje é um dia histórico para nossa cidade, ter a oportunidade de assinar essa Ordem de Serviço para construção do Hospital Veterinário de São Luís, realmente, é um momento de muita alegria, porque é um compromisso que fiz enquanto candidato e está registrado no meu plano de governo e esse dia chegou não só por vontade e determinação minha, mas pela soma de esforços de diversas pessoas, como organizações, parlamentares, sociedade civil e todos que estão comprometidos com a causa animal. Que venha o Hospital Veterinário”, destacou o prefeito Eduardo Braide ao acionar o botão de início das obras.

As obras para a construção do Hospital Municipal Veterinário serão executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), com investimentos de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões de recursos de Operação Urbana.

A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023. A construção do Hospital conta, ainda, com a parceria das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que é responsável pela consultoria técnica; e pela Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), que criou todo o projeto.

“O prefeito Eduardo Braide nos determinou e fizemos todo o projeto do Hospital, na Semispe, observando as demandas e as necessidades da cidade, acompanhado do professor Arnaldo Muniz, que é especialista da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Eu só tenho que agradecer por ter feito parte desse processo para que este sonho que sonhamos juntos se tornasse realidade”, disse a secretária da Semispe, Verônica P. Pires.

O equipamento, que terá endereço na Av. dos Portugueses, Anjo da Guarda – ao lado do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE) da área Itaqui-Bacanga, ocupará um espaço de mais de dois mil metros quadrados.

O secretário da Semurh, Bruno Costa, explicou como todo o espaço será utilizado e quais equipamentos estão incluídos no projeto.

“Vamos ter diversos equipamentos, estacionamento amplo, quatro consultórios, dois centros cirúrgicos, mais de 30 leitos de internação e recuperação, farmácia e exames de raio-x, ultrassom e exames laboratoriais, então, a gente vem realmente com uma estrutura de hospital para dar um atendimento aos animais do começo ao fim”, explicou o titular da Semurh, Bruno Costa.