A Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi reinstalada, nesta quarta-feira (12), na Câmara dos Deputados, com as presenças do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do secretário nacional da Assistência Social, André Quintão. Na ocasião, Wellington Dias colocou o MDS à disposição dos debates para o fortalecimento do SUAS, uma das prioridades da atual gestão.

“Eu comemoro a instalação da Frente Parlamentar. A bandeira do fortalecimento do SUAS me alegra, um dos mais importantes sistemas. Assim como a gente valoriza o Sistema Único de Saúde (SUS) por salvar vidas, também vidas são salvas com a rede SUAS, que não só cuida dos mais pobres, como também abre caminho para a pessoa ter uma oportunidade pelo emprego, pelo empreendedorismo e, também, melhorar as condições de vida e ter dignidade”, destacou o ministro.

A presidência da Frente ficou a cargo do deputado Marcio Honaiser, que fez questão de valorizar a importância da participação conjunta do parlamento e sociedade civil nos trabalhos em defesa do SUAS. A vice-presidência, ficou com a deputada Detinha (PL), a parlamentar mais bem votada no Maranhão, nas últimas eleições. “A causa social é uma das minhas principais bandeiras. E estarei sempre lutando pelos direitos de todos”, disse Detinha.

A Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social tem atuação no âmbito da Câmara dos Deputados e em todo o território nacional. Com caráter suprapartidário, funcionará por tempo indeterminado, sendo composta por deputados federais e representantes de entidades da sociedade civil. É pelas frentes parlamentares que os deputados reúnem profissionais e entidades ligadas aos seus temas centrais para articular e formular ações que fortaleçam o segmento que defende.