A Prefeitura de São Luís esteve presente na manhã desta segunda-feira (3), na ação “Itaqui-Bacanga + Limpo”, promovida pela Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (Acid) em parceria com a Vale. A entidade, que entregou um trecho do canteiro central da Avenida dos Portugueses todo revitalizado com paisagismo, conta com o apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e do Porto do Itaqui.

O evento também contou com apresentação teatral de sensibilização e educação ambiental,  entrega de mudas nos semáforos, panfletagem e caminhada nas ruas do bairro.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima, a ação reforça as políticas de educação ambiental realizadas pela Prefeitura de São Luís, que também apoia iniciativas como a da Acid, entidade que promove um trabalho exemplar na luta pela conscientização ambiental de uma área tão importante, como a área Itaqui-Bacanga.Foto:

“Hoje, entregamos o Canteiro Central revitalizado e também estamos chamando a atenção da população a respeito da Educação Ambiental, mostrando que a questão ambiental é compartilhada, tanto do poder público, como da sociedade civil, e aqui nos engrandece ver a sociedade civil engajada, participando”, enfatizou a secretária.

Sobre a Acib
A Associação Comunitária Itaqui-Bacanga é uma organização de base comunitária que representa as cinco microrregiões da área Itaqui-Bacanga (Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Vila Ariri, Vila Bacanga e Vila Embratel), contempla 60 bairros e uma população estimada em 200.000 habitantes. A Associação tem como finalidade promover o desenvolvimento local, integrado e sustentável da região, promovendo a integração entre o setor privado, a sociedade civil organizada, a comunidade e o governo, em suas três esferas.

O presidente da associação explicou que a área revitalizada é um cartão-postal da comunidade que foi transformado em um ponto de descarte irregular de lixo, e que, novos pontos serão revitalizados com o apoio dos parceiros.

“Por fim em um lixão que há muitos anos estava na região é motivo de muita alegria. Quero agradecer aos nossos parceiros porque é por meio deles que isso é possível. Sabemos que os desafios são muitos e esse é o primeiro de muitos pontos que a gente tem certeza que  vamos conseguir revitalizar e contaremos novamente com a parceria do setor privado, da sociedade civil organizada  e da Prefeitura de São Luís para conseguir avançar ainda mais”, destacou o presidente.