Neste sábado (1), a Praça da Família, no Maiobão, ficou pequena para tanta gente que compareceu ao encerramento do São João de Paço do Lumiar. A noite foi marcada pela animação do público, organização e tranquilidade da festa popular mais esperada do ano pelos luminenses.

Diferentemente de dias anteriores, onde os grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula e outras danças predominavam, desta vez, entraram em cena os cantores da terra.

A cantora Rina Rocha abriu a programação da noite. Ela deu boas-vindas ao público em grande estilo. Katia Berbare não deixou ninguém parado, com a energia do arrocha. Ela também passou por outros estilos; ão faltou o forro e até toadas de bumba-meu-boi. Na sequência, foi a vez de Bruno Rodrigues mostrar o talento.

A Japa do Arrocha voltou a se apresentar no São João de Paço do Lumiar. Com muita animação, sacudiu a praça da Família e aqueceu o público para o show de encerramento da festa junina. Luan Costa, ex-Mesa de Bar, foi recebido com muita festa pela multidão. Ele cantou músicas consagradas e canções novas, do trabalho solo. O artista se emocionou ao falar da alegria em ser valorizado, como prata da casa.

Foram mais de 15 dias de festividades, em dois circuitos oficiais. A iniciativa gerou oportunidades para comerciantes formais e informais e girou a economia. Na praça da Família, foram montadas 25 barracas com venda de comidas típicas e bebidas. Destaque também para a valorização dos fazedores de cultura de Paço do Lumiar, que sempre tem vez e voz na gestão Paula Azevedo. “Nós sempre valorizamos a cultura local. Fizemos uma festa diferenciada porque valorizamos os artistas da terra. Setenta por cento das nossas atrações, vieram de Paço do Lumiar. Tivemos dois lindos arraiais (na Praça da Família e na Sede) e apoiamos 37 arraiais comunitários, espalhados pela cidade. O resultado foi a alegria e satisfação da nossa gente, que pôde brincar um São João de paz, sem precisar sair da cidade”, pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leno Gouveia.

A prefeita Paula Azevedo compareceu ao encerramento e destacou o grande trabalho em prol da cultura e lazer dos luminenses. “Nós não fizemos o carnaval, mas o São João não poderia passar em branco, apesar dos desafios financeiros pelo qual todos os municípios passam atualmente. Com responsabilidade e compromisso com a coisa pública, realizamos uma festa linda, sem comprometer o orçamento e o andamento dos serviços públicos. Eu acompanhei todas as noites e ouvi sugestões do povo. Nós não contratamos nenhum artista com cachê milionário, porque preferimos valorizar os artistas da terra, porque aqui também tem gente talentosa e merece nossa confiança. O resultado foi este São João organizado e tranquila para as famílias luminenses”, avaliou a gestora.

O São João de Paço do Lumiar contou com a parceria do Governo do Maranhão, que destinou inúmeras brincadeiras ao município e reforçou a programação com grupos de bumba-boi, tambor de crioula, danças portuguesas e country, entre outras.

“Eu amei a festa aqui do Maiobão. E pra fechar com chave de ouro, teve o Luan Costa, que eu sou muito fã desde que ele fazia parte da banda Mesa de Bar. A prefeita está de parabéns porque ela acertou na escolha”, disse Lídia Lopes, moradora do Maiobão.