POSSE SÔNIA AMARAL NA ALLA desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, vice-diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), tomou posse, nesta quarta-feira (23/8), na Academia Ludovicense de Letras (ALL) – Casa de Maria Firmina dos Reis. A magistrada será a segunda ocupante da cadeira nº 27, que tem como patrono o jornalista e escritor maranhense do século XX, Humberto de Campos Veras. A vaga surgiu em decorrência do falecimento do seu acadêmico fundador, o escritor José Ribamar Fernandes, em 15 de março de 2023.

A sessão plenária, extraordinária, pública e festiva de posse ocorreu em concorrida cerimônia, aberta pela presidente da ALL, Jucey Santana (foto em destaque), no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). A solenidade foi dirigida pelo advogado e membro da academia, Alexandre Lago, com participação de escritores(as), pesquisadores(as), contistas e poetas da ALL; além de membros, servidores e servidoras do Judiciário e da advocacia; familiares; amigos e convidados da nova imortal.

As acadêmicas Ceres Costa Fernandes, Dilercy Aragão AdIer e Miriam Leocádia Pinheiro Angelim conduziram Sônia Amaral até a mesa de honra, onde foi recebida pelos membros. A magistrada foi agraciada com o distintivo da academia e um diploma, e assinou o termo de posse como membro da instituição de cunho literário, científico, filosófico e artístico de São Luís.

A desembargadora é também presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TJMA) e do Núcleo de Combate ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual no Judiciário e coordenadora do Centro de Apoio às Vítimas de Violência (CEAV). Doutoranda em Direito, mestra em Ciências Jurídicas e em Políticas Públicas, é autora de livros, crônicas, artigos científicos e jornalísticos.