A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia neste sábado (4), a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A meta é vacinar 123.665 cães e gatos, a partir de três meses de idade, contra a raiva.

Durante os sábados do mês de novembro, equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) estarão em postos de vacinação instalados em bairros da cidade.

A vacinação contra a raiva é uma estratégia de prevenção e controle da doença que na totalidade dos casos é letal, tanto em pessoas quanto em animais.

“O último caso de raiva humana registrado em São Luís foi em 2012, mas precisamos manter a vigilância, com a vacinação, que é única forma de prevenir a doença em cães e gatos, protegendo também as pessoas”, diz o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Foto: Divulgação

Neste sábado (4), os vacinadores da Semus estarão aplicando as vacinas, das 8h30 às 17h, no Centro, Coroadinho e São Francisco, contemplando também os bairros próximos a estas áreas.

A vacina antirrábica é em dose única, não tem contraindicação e imuniza por um ano, mas as fêmeas em estado de gestação e animais doentes não devem ser vacinadas.

O coordenador da UVZ, Arnaldo Muniz, explica que a colaboração da população é fundamental. “É preciso que os donos de cães e gatos entendam a importância da vacina para continuarmos sem casos de raiva. Durante a campanha também estaremos orientando a população sobre os sinais e as formas de transmissão da doença”, explica.

A Semus orienta que os cães sejam conduzidos aos postos de vacinação, preferencialmente por pessoas adultas e portando guia ou coleira e focinheira para os mais agressivos, e os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas a fim de evitar a fuga.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa, transmitida aos humanos pelo vírus presente na saliva de animais infectados, por meio de mordeduras, lambeduras e arranhões. A doença afeta o sistema nervoso central e tem letalidade de 100%, tanto em pessoas quanto em animais.