O bairro Cohafuma e seus arredores passaram por uma grande transformação, com a implementação bem-sucedida do programa “Trânsito Livre”, que resolveu os grandes congestionamentos da região. Após 150 dias de serviços, a obra, liderada pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), e as secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Meio Ambiente (Semmam) e Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), foi oficialmente inaugurada neste sábado (17), pelo prefeito Eduardo Braide.

Modificações implementadas

Foram investidos mais de R$ 2 milhões, com recursos da Prefeitura de São Luís, para realizar intervenções destinadas a melhorar a fluidez do tráfego. As obras incluíram a modificação da geometria viária e beneficiaram a Avenida da Universidade e a Avenida Jerônimo de AlAlbuquerque.

A obra abrangeu uma reconfiguração viária na extensão da Avenida Jerônimo de Albuquerque, desde o Residencial Novo Tempo II até o Posto Moraes Center, passando pelo bairro Cohafuma. Essas intervenções incluíram a criação de novas faixas de tráfego e a instalação de medidas adicionais de sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Foram removidos dois conjuntos semafóricos localizados no acesso ao bairro Alto do Calhau, ao longo da Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, e em frente à Ceasa. Além disso, a via de acesso em frente à Assembleia Legislativa foi expandida com a inclusão de mais duas faixas, totalizando agora quatro faixas disponíveis.

Também foram realizadas modificações no conjunto semafórico em frente ao Residencial Novo Tempo II, incluindo a abertura do canteiro central, a reformulação do semáforo, nova iluminação em LED, e adequação da faixa de tráfego, todas devidamente sinalizadas para garantir a segurança dos motoristas.

Outra intervenção significativa ocorreu no cruzamento da saída do bairro Cohafuma, onde foram feitas alterações semafóricas e geométricas para implantar uma nova faixa de tráfego. Com essas mudanças, a extensão da Avenida Jerônimo de Albuquerque, anteriormente composta por duas faixas de tráfego e afunilamentos de vias, agora conta com três faixas de tráfego para cada sentido.