A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, venda, distribuição, propaganda e uso de suplementos alimentares que contenham ora-pro-nóbis. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e inclui também o recolhimento dos produtos já disponíveis no mercado.

Segundo a Anvisa, a planta Pereskia aculeata, conhecida como ora-pro-nóbis, não é autorizada como ingrediente em suplementos alimentares.

A agência explicou que, para um ingrediente ser aprovado, é necessário apresentar comprovações científicas de que ele é seguro e traz benefícios reais à saúde.

A Anvisa também destacou que suplementos alimentares não são medicamentos. Eles não podem prometer tratamento, cura ou prevenção de doenças. A função desses produtos é apenas complementar a alimentação de pessoas saudáveis.

Apesar da proibição nos suplementos, a comercialização e o consumo da planta in natura continuam liberados, especialmente em estados como Minas Gerais e Goiás, onde o uso na alimentação é comum.

Fonte: Agência Brasil.