Um roubo cinematográfico chamou atenção no interior do Maranhão nesta quarta-feira (2). Um avião de pequeno porte, registrado em nome do prefeito de Senador Alexandre Costa, Dr. Nilo Tayrone (Republicanos), foi levado por criminosos armados no município de Presidente Dutra. A ação ousada mobilizou forças de segurança e levantou questionamentos sobre a segurança nos aeródromos do estado.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave, modelo monomotor com prefixo PT-ZUZ, foi fabricada em 2010 e pertence ao prefeito desde 2023. O avião não possui autorização para realizar voos de táxi aéreo.
Como tudo aconteceu
Era manhã em Presidente Dutra, cidade distante cerca de 350 km de São Luís, quando cinco homens armados e encapuzados invadiram a pista de decolagem e abordaram o piloto do avião, que se preparava para voar em direção a Picos, no Piauí.
A audácia dos criminosos impressiona: enquanto parte do grupo decolava com a aeronave, outro grupo levou o piloto como refém, amarrado dentro do próprio carro, até uma área rural do município de Tuntum, a mais de 100 km do local do crime.
O piloto foi encontrado, mas o avião ainda não
Equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) foram acionadas e conseguiram localizar o piloto e o veículo usados no sequestro. A identidade da vítima foi preservada. Já o avião permanece desaparecido, o que intensifica as investigações conduzidas pela Polícia Civil do Maranhão.
O caso levanta dúvidas sobre os reais interesses por trás da aeronave e as condições de segurança em aeroportos regionais, além de gerar especulações políticas pelo fato de envolver um gestor municipal.
Deixe um comentário