
Um bloqueio judicial nas contas do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH) provocou atraso no pagamento de trabalhadores que atuam em unidades administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
A informação foi confirmada em nota divulgada pela própria estatal na noite desta terça-feira. Segundo o comunicado, a indisponibilidade financeira decorre de uma ação coletiva em tramitação na Justiça do Trabalho.
De acordo com apuração divulgada pelo site Marrapá, o bloqueio estaria relacionado à cobrança do adicional de insalubridade em grau máximo, correspondente a 40%, reivindicado por profissionais que atuaram na linha de frente durante a pandemia de Covid-19.
A decisão judicial impactou diretamente o fluxo de recursos destinados ao cumprimento das obrigações trabalhistas de profissionais vinculados a um termo de colaboração firmado entre a Emserh e o instituto.
A empresa informou que o repasse ao IADVH foi efetuado regularmente no dia 3 de fevereiro. Os valores teriam ficado disponíveis na conta da entidade em 4 de fevereiro de 2026. No entanto, os salários não foram quitados porque os recursos ficaram indisponíveis em razão da ordem judicial.
Em nota, a Emserh afirmou que, assim que tomou conhecimento do bloqueio, adotou medidas judiciais para tentar viabilizar a liberação dos valores e garantir o pagamento dos trabalhadores afetados.
O caso evidencia os reflexos de disputas judiciais trabalhistas na rotina administrativa da rede hospitalar estadual, especialmente em contratos firmados por meio de termos de colaboração. A tramitação da ação na Justiça do Trabalho deve definir os próximos passos sobre a liberação ou manutenção do bloqueio dos recursos.
📸 Legenda para a foto
🔎 Tags virais para SEO
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

