• Carnaval pode aumentar casos de complicações respiratórias, alerta Fiocruz

    Carnaval pode aumentar casos de complicações respiratórias, alerta Fiocruz

    Nenhum estado brasileiro apresenta alta incidência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por Covid-19 às vésperas do Carnaval. Em locais que registravam aumento da doença entre idosos, como Maranhão, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Sergipe e Mato Grosso, há estabilidade ou oscilações.

    No entanto, o boletim Infogripe da Fiocruz alerta que as aglomerações podem aumentar a transmissão de vírus respiratórios. Pessoas com sintomas gripais, como coriza, tosse ou febre, devem evitar festas e procurar atendimento médico em caso de agravamento, inclusive no período pós-folia.

    A Fiocruz reforça a importância da vacinação, especialmente para grupos de risco, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A SRAG, caracterizada pelo comprometimento da função pulmonar, pode levar à internação e ao óbito.

    Até 22 de fevereiro, o Brasil registrou cerca de 13,5 mil casos de SRAG, com mais de 2,2 mil diagnósticos de Covid-19. A complicação respiratória causou 1.194 mortes, sendo 466 associadas ao coronavírus.

    Fonte: Agência Brasil

    Deixe uma resposta