
Ministro do Esporte, André Fufuca, é pressionado pelo PP a deixar o governo Lula e pode perder o comando do partido no Maranhão.
O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), afirmou nesta quarta-feira (1º) que o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), tem até a próxima semana para decidir se continuará no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou se seguirá a determinação do partido.
“Fufuca terá que fazer uma escolha definitiva entre permanecer como integrante do partido ou manter sua posição no governo até a próxima semana”, disse Ciro em entrevista à CNN.
Segundo o senador, não há intenção de expulsar Fufuca da legenda, mas, caso ele opte por seguir no Executivo, perderá o comando do PP no Maranhão.
“Eu duvido que ele prefira perder o comando do partido dele do que ficar no governo”, afirmou.
Pressão interna no PP e na federação
O PP e o União Brasil, que integram a Federação Progressista, anunciaram em setembro o desembarque do governo Lula, proibindo filiados com mandato de permanecer em cargos da gestão petista. A medida atinge Fufuca e o ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA).
Sabino chegou a entregar uma carta de demissão a Lula no último dia 26, prazo estipulado pela legenda, mas segue no cargo e deve voltar à Câmara dos Deputados.
Aceno de Fufuca a Lula
Mesmo sob pressão, Fufuca fez um gesto político ao presidente nesta quarta (1º). Ele esteve na Câmara dos Deputados para ajudar na articulação em favor do projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda, uma das principais apostas de Lula para 2026.
“Vim para ajudar na bancada”, disse Fufuca à Coluna do Estadão.
Aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), relator da proposta, Fufuca espera manter apoio de Lula caso confirme sua candidatura ao Senado em 2026 — mesmo que tenha de deixar o ministério por determinação do PP.
Nos últimos dias, a sigla decidiu que não expulsará Fufuca caso permaneça no governo, mas ele perderá o comando do diretório regional do PP no Maranhão.
Deixe um comentário