• Artigo sobre o resgate da Coleção Arthur Azevedo no Palácio dos Leões é selecionado pela Biblioteca Nacional

    Acervo de Arthur Azevedo no Palácio dos Leões passa por catalogação inédita e ganha destaque nacional em evento da Biblioteca Nacional.
    Acervo de Arthur Azevedo no Palácio dos Leões passa por catalogação inédita e ganha destaque nacional em evento da Biblioteca Nacional.

     

    O processo de resgate, catalogação e preservação da Coleção Arthur Azevedo, guardada no Palácio dos Leões, ganhou reconhecimento nacional. O artigo “A Trajetória e o Resgate da Coleção Arthur Azevedo no Palácio dos Leões”, escrito por Anna Carolina Vieira Cavalcante Medeiros, secretária-adjunta de Curadoria e Bens Culturais da Segov, foi selecionado para o XVI Encontro Nacional de Acervos Raros, promovido pela Biblioteca Nacional.

    Transferida ao Palácio dos Leões em 2003, a coleção passou a receber, a partir de 2023, um trabalho sistemático e criterioso de catalogação conduzido pela Curadoria de Bens Culturais. A conclusão desse processo está prevista para 2025. O acervo inclui documentos raros e anotações de próprio punho de Arthur Azevedo, um dos maiores nomes da literatura brasileira e fundador da Academia Brasileira de Letras.

    Segundo Anna Carolina Vieira, o esforço atual representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens culturais. Desde 2024, o projeto conta com recursos próprios e apoio de um Plano Plurianual destinado à preservação, digitalização e democratização do acesso ao acervo. “É muito gratificante receber esse reconhecimento e poder representar o Maranhão. Estamos propondo uma nova forma de catalogar essa coleção, garantindo memória, acesso e valorização para as próximas gerações”, afirma.

    O trabalho também reforça a importância histórica da coleção, adquirida há mais de 115 anos e preservada há 21 anos no Palácio dos Leões. A secretária-adjunta agradeceu o apoio institucional que viabilizou a iniciativa: “Agradeço ao governador Carlos Brandão, à primeira-dama Larissa Brandão e ao secretário Márcio Machado por garantirem condições e incentivos para que esse trabalho fosse concluído e reconhecido”.

    A cerimônia oficial do XVI Encontro Nacional de Acervos Raros ocorrerá no dia 26 de novembro, às 11h30, em formato híbrido. O evento será transmitido pelo canal da Biblioteca Nacional no YouTube e, posteriormente, o artigo será publicado nos anais oficiais da instituição.

    Deixe uma resposta