• Confira o que abre e fecha no feriado, dia do trabalho

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio lojista da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) não funcionará no Dia do Trabalho (1º de maio).

    A determinação que veda a abertura dos estabelecimentos é prevista nas Convenções Coletivas de Trabalho firmadas entre a Fecomércio e os sindicatos destes municípios, uma vez que a data é destinada ao repouso e às comemorações alusivas ao dia do trabalhador.

    A Fecomércio reitera que as regras acima não se aplicam às farmácias, supermercados, feiras, mercados públicos e Cohortifrut Ceasa, cujas atividades são consideradas essenciais, podendo funcionar em horário livre neste feriado, conforme as necessidades de cada segmento.

     Órgãos públicos, entidades e autarquias do Executivo estadual não funcionarão. Já os serviços essenciais continuarão atendendo normalmente ou em horários especiais.

    O cronograma dos feriados e pontos facultativos do Estado consta no Decreto Estadual Nº 38.007, de 22 de novembro de 2022, que estabelece o funcionamento dos órgãos, entidades e autarquias do poder Executivo.

    FUNCIONAM NO FERIADO

    Quem precisar de serviço em saúde pode procurar qualquer unidade da rede de Pronto Atendimento (UPAs) que será atendido normalmente durante todo o feriado.

    Já o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) vai abrir no dia 1º de maio das 7h30 às 12h, mas somente para de coleta de sangue. Ambulatório estará fechado durante todo o dia.

    Os parques ambientais estaduais, como o do Rangedor, em São Luís, funcionam em seus horários normais.

    SEGURANÇA PÚBLICA

    As forças de segurança pública também seguem funcionando no feriado. A Polícia Militar (PM) fará o policiamento preventivo e ostensivo de forma intensificada em todo Estado. Quem precisar dos serviços das polícias Civil e Militar pode entrar em contato pelo 190 ou buscar atendimento nos plantões centrais que funcionarão 24h durante o feriado, incluindo o da Delegacia Especial da Mulher (DEM) e da Superintendência de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP).

    A população pode usar ainda o serviço Disque Denúncia pelo telefone 181 e registrar boletim de ocorrência por meio do Delegacia Online no endereço delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br.

    Os institutos da Perícia Oficial irão atuar em regime de plantão, mantendo o atendimento das ocorrências, quando requisitadas.

    O Centro Tático Aéreo (CTA) estará com plantões nas bases de São Luís, Presidente Dutra e Imperatriz, com foco nas ações de patrulhamento aéreo preventivo e ações nas regiões de praias para operações de resgate e salvamento de afogados.

    O CTA também disponibilizará uma aeronave para a região dos Lençóis Maranhenses, em reforço à segurança de turistas e visitantes, além do uso para o atendimento de resgate e transporte aeromédico.

    Quem precisar dos serviços do Corpo de Bombeiros pode solicitar atendimento pelo número 193.

    NÃO FUNCIONAM NO FERIADO

    As policlínicas não terão atendimento na segunda-feira, 1º de maio.

    As unidades do Shopping da Criança, em São Luís e Bacabal, estarão fechadas ao longo do feriado. As unidades Viva/Procon também não terão atendimento ao público.

    A rede de restaurantes populares do estado não irá atender na segunda-feira, 1º de maio, mas manterá o atendimento às pessoas afetadas pelas enchentes.

    Em razão do feriado também não terão atendimento ao público o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

    O Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (CREAISPI) e as unidades dos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAs) também estarão com seus serviços suspensos na segunda-feira, 1º de maio.

    Deixe uma resposta