Discentes do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (DEOLI-UFMA) participaram, na semana passada, de uma aula de campo no Estreito dos Coqueiros, estuário na região do Terminal de Uso Privado (TUP) da Alumar. Coordenada pelo professor do curso, Marcelo Henrique Lopes Silva, a coleta visa medir variáveis físico-químicas do estuário durante o período de estiagem para a elaboração do Relatório de Iniciação Científica do acadêmico Filipe França, sob orientação do professor Antonio Carlos Leal de Castro.
Com o título “Caracterização das variáveis Físico-Químicas da água superficial do estreito dos coqueiros, no trecho sob influência direta do TUP (Terminal de Uso Privado) da Alumar, na ilha de São Luís – MA”, os dados fornecerão aos pesquisadores, órgãos ambientais e à direção da multinacional, um conjunto de informações científicas sobre fatores, a exemplo do oxigênio dissolvido, salinidade, pH, nitrito, amônia, temperatura, dentre outros que podem ocasionar o desequilíbrio ambiental e riscos à fauna e flora marinha da região.
Na ocasião, o doutor Marcelo Henrique Lopes Silva levou alguns estudantes do curso de oceanografia para uma aula prática sobre procedimentos utilizados durante a navegação marítima, ensinando sobre as sinalizações básicas e obrigatórias, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como atividade da disciplina de cartografia e navegação. Houve ainda uma simulação de perigo em alto mar, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os procedimentos necessários nessas situações.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

