Há dez anos, um palco independente se acende em São Luís para celebrar a palavra em todas as suas formas: recitada, cantada, gritada, sussurrada. É o Sarau Poético A Casa da Mãe Joana, que neste mês de novembro chega à sua edição comemorativa de 10 anos com um festival especial no coração do Centro Histórico. O Festival Poético A Casa da Mãe Joana – 10 Anos acontece no dia 29 de novembro, a partir das 17h, no Tebas Bar e Café, que fica na Rua do Ribeirão, 140, Centro, com entrada gratuita e mais de cinco horas de programação ininterrupta.
Veja também: Silvânia Aquino alega que não saiu da banda Calcinha Preta por escolha própria
A celebração reúne nomes como Paulo Freire, Brena Maria, Mila, Sollamya, Debs, Oshoock, Paulinho Nó Cego, Failon e Nicinha, poetas maranhenses da cena contemporânea. A programação inclui ainda lançamento coletivo de livros com as autoras Daniela Freitas, Milla e Jane Maciel; discotecagem dos DJs KL e Agojy de Exu; Oficina de Fanzine com Lanna Luz e programação infantil com a Cia Chegança. Fiel à sua essência, o evento mantém o microfone aberto para quem quiser subir ao palco e compartilhar seus versos, letras e melodias.
Este ano, o evento acontece com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), por meio do Edital nº 19/2024 (UGADC/SECMA) – Mais Festivais e Mostras do Audiovisual, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), Governo do Maranhão, Ministério da Cultura, Governo Federal e Tebas Bar e Café..
Mais do que um sarau, A Casa da Mãe Joana se tornou um movimento. Criado em dezembro de 2014, em um casarão do Centro Histórico, o projeto cresceu de forma orgânica e afetuosa, tornando-se o único evento independente de poesia em atividade contínua há uma década em São Luís. De lá pra cá, o sarau ocupou espaços emblemáticos da cidade, como a Escadaria Catarina Mina e o Odeon Sabor e Arte, e levou artistas maranhenses a outras regiões do país, como Porto Alegre, Florianópolis e Chapecó, promovendo intercâmbios e novas conexões poéticas.
“Celebrar esses dez anos é celebrar a persistência da poesia e de quem acredita nela. A Casa da Mãe Joana é um espaço de afeto, escuta e coragem, um palco onde muitos artistas se apresentaram pela primeira vez, encontrando força na palavra e na coletividade. Queremos que este festival seja um grande abraço poético à cidade e aos artistas que nos acompanham nessa trajetória.”, afirma Joana Golin, coordenadora de produção do evento.
A proposta do festival é reunir gerações e estilos diversos, como poetas da velha e da nova guarda, slammers, compositores, letristas e performers, em uma verdadeira jam session da poesia maranhense. Em todas as edições, o sarau presta homenagem a artistas que partiram, como o poeta Celso Borges, mantendo viva a tradição e o espírito criativo da chamada Athenas Brasileira, berço de nomes como Maria Firmina dos Reis, Gonçalves Dias, Nauro Machado, Ferreira Gullar, Alcione, Didã, João do Vale e Gerô.
Com uma curadoria dedicada e estrutura profissional de som, luz e projeção, A Casa da Mãe Joana segue ampliando o acesso à arte da palavra, democratizando o palco e formando público para a poesia maranhense. O evento já inspirou publicações coletivas, como o livro Fala tu: a poesia que vem das ruas, resultado da convivência e criação compartilhada entre os artistas do coletivo.
Ao completar uma década, o festival reafirma seu compromisso com a valorização da produção autoral maranhense e com o poder transformador da poesia. No dia 29, o Centro Histórico será tomado por versos, música, cores e celebração, uma verdadeira festa da palavra.
Acompanhe mais informações sobre a programação do Festival Poético A Casa da Mãe Joana no perfil @producaoacasadamaejoana no Instagram.
Serviço:
O quê: Festival Poético A Casa da Mãe Joana – 10 anos
Quando: 29 de novembro de 2025, a partir das 17h
Onde: Tebas Bar e Café – Rua do Ribeirão, 140, Centro, São Luís/MA
Entrada gratuita
Informações: https://www.instagram.com/producaoacasadamaejoana?igsh=ODE4anY4N2FnZDBz
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
