• Funcionamento do comércio de São Luís no feriado da Consciência Negra

    Comércio de São Luís está autorizado a funcionar no feriado da Proclamação da República, conforme regras da Convenção Coletiva 2025/2026.
    Comércio de São Luís está autorizado a funcionar no feriado da Proclamação da República, conforme regras da Convenção Coletiva 2025/2026.

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) confirmou que o comércio lojista de São Luís está autorizado a funcionar durante o feriado da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro. A orientação está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/2026, firmada com o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís.

    De acordo com o documento, os estabelecimentos de rua, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir das 8h às 18h. Já as lojas instaladas em Shopping Centers estão liberadas para funcionar das 10h às 22h, mantendo o expediente tradicional adotado em feriados prolongados.

    Empresas devem pagar adicional de 100%

    Por ser um dia de trabalho extraordinário, as empresas que optarem por abrir precisam cumprir obrigações trabalhistas específicas:

    • Adicional de 100% sobre a hora normal trabalhada;
    • Gratificação de R$ 53 para cada funcionário escalado;
    • Envio da relação dos colaboradores que irão atuar no feriado para o e-mail: atendimento@sindcomerciarios-ma.com.br;
    • Recolhimento de R$ 13 por empregado ao sindicato laboral.

    Essas exigências são obrigatórias e devem ser cumpridas antecipadamente para garantir a regularidade da abertura.

    Supermercados e farmácias seguem regras próprias

    As determinações da CCT não se aplicam a supermercados e farmácias, considerados serviços essenciais. Esses segmentos seguem normas específicas, que podem variar conforme o sindicato da categoria.

    Veja também: Comércio de São Luís é autorizado a funcionar no feriado da Proclamação da República

    Já empreendedores de áreas não abrangidas pela Fecomércio-MA devem consultar o sindicato patronal próprio para entender as regras válidas para o feriado.

    Deixe uma resposta