Diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), adotou uma série de medidas para proteger a população e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde.
Entre as ações, estão o reforço nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, ampliação de leitos em hospitais e a instalação de um hospital de campanha para atendimento de casos leves de síndrome gripal, voltado a adultos e idosos.
A vacinação contra a Influenza também foi ampliada e agora está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Para facilitar o acesso, a SES realizará, nos dias 24 e 25 de maio, um drive-thru no Parque do Rangedor, das 9h às 18h. Basta levar documento com foto e a carteira de vacinação.
Além disso, o governo abriu novos leitos no Hospital da Ilha, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e Hospital Dr. Carlos Macieira, tanto para atendimento clínico quanto de UTI neonatal.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforça que a prevenção é fundamental. “Nosso objetivo é oferecer uma resposta rápida e eficiente, mas a vacinação é essencial para proteger a população e evitar agravamentos”, destacou.
A orientação é que quem apresentar sintomas leves procure primeiro as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que seguem como porta de entrada, ajudando a desafogar os serviços de maior complexidade.
Deixe um comentário