
O ano de 2026 já chega vibrante e animado em São Luís, e, como é tradição no Maranhão, o início da temporada pré-carnavalesca será dado com muita festa e alegria no bairro da Madre Deus. O Grito de Carnaval, um evento que já se consolidou como uma das maiores manifestações culturais da capital maranhense, promete mais uma vez agitar o primeiro dia do ano.
Organizado pelo grupo Máquina de Descascar’Alho, que neste ano celebra 40 anos de história, o evento contará com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e começa no dia 1º de janeiro de 2026, a partir das 17h, no bairro da Madre Deus. O evento tomará conta das ruas e contará com duas grandes atrações, montadas em dois palcos no coração do bairro: um no Largo de São Jorge, perto da Casa Barrica, e outro no Ponto de Fuga.
O tradicional arrastão com blocos culturais pelas ruas do bairro, que já é marca registrada do evento, promete movimentar ainda mais a festa. Com a programação recheada de apresentações culturais em diversos estilos, o público poderá desfrutar de uma programação diversificada para todos os gostos.
40 anos de história e cultura popular
A festa, além de ser uma grande celebração da cultura maranhense, ganha um significado especial com os 40 anos do Máquina de Descascar’Alho. Criado em 1º de janeiro de 1986, o grupo é um ícone da cultura popular de São Luís, e desde sua fundação tem resgatado e promovido o carnaval de rua da cidade. Com um repertório que mistura marchas de carnaval, samba, blocos, tambores e afoxés, o grupo interpreta tanto clássicos da música nacional quanto composições próprias e canções maranhenses de grande importância para o cenário cultural.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, o Governo do Maranhão apoia e valoriza a festa, que não só enaltece a arte e a música, mas também traz um forte sentimento de pertencimento. “A Madre Deus é berço da cultura popular e o Governo do Estado apoia a festa que já acontece aqui há décadas, trazendo mais atrações, segurança e logística para todos os que querem iniciar o ano ao som de muita música, fomentando a arte maranhense”, afirmou o secretário.
Programação do Grito de Carnaval na Madre Deus
A programação contará com apresentações que prometem envolver a comunidade e os visitantes do bairro com a energia característica do carnaval de rua. Confira as atrações nos dois palcos:
Palco – São Jorge
- 17h – Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes
- 18h – Confraria do Copo
- 19h – Grupo Sindicato do Samba
- 21h – Bloco Os Vagabundos do Jegue
Palco – Ponto de Fuga
- 17h – Bloco Os Fuzileiros da Fuzarca
- 17h30 – Bloco Organizado Ritmistas Unidos da Madre Deus
- 18h – Escola de Samba Turma do Quinto
- 19h – Grupo Tô Di Mais
- 20h – Bicho Terra
- 21h – A Máquina de Descascar’Alho
A grande festa de abertura do carnaval 2026
Com um evento histórico como este, o Grito de Carnaval na Madre Deus reafirma sua importância no calendário cultural da cidade e do estado. São 40 anos de resgate e valorização da cultura maranhense, e com a energia lá em cima e o clima de muita folia, não poderia ser diferente: o carnaval em São Luís começa mais cedo, e começa ali, na Madre Deus!
Quem é fã de música e tradição sabe que o carnaval não se resume a apenas uma data. Em São Luís, ele começa no primeiro dia do ano, com a festa que não pode faltar: o Grito de Carnaval na Madre Deus. Se prepare para muita dança, animação e o melhor da cultura popular maranhense!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
