• Inscrições abertas para curso preparatório on-line para pretendentes à adoção

    A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), informa que estão abertas as inscrições para a primeira turma, com início previsto para março de 2026, do Curso Preparatório (on-line) para Pretendentes à Adoção.

    O curso corresponde à Preparação Psicossocial para Pretendentes à Adoção, ofertada na modalidade a distância, com tutoria de profissionais com notório saber na área e palestrantes convidados pela Coordenadoria da Infância e Juventude. A formação tem como objetivo proporcionar aos postulantes à adoção conhecimentos sobre os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais que envolvem a temática, além de estimular reflexões sobre os projetos de construção da parentalidade adotiva.

    A capacitação está estruturada em formato que possibilita a aprendizagem a distância, com mediação de tutores e palestrantes, contemplando atividades síncronas e assíncronas. O curso utiliza diferentes recursos pedagógicos e meios de comunicação, como materiais didáticos digitais ou virtuais e ferramentas interativas.

    As inscrições estarão abertas no período de 9 a 22 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico.

    PROGRAMAÇÃO

    MÓDULO TEMA RESPONSÁVEL
    (palestrante e tutoras)
    DATA
    (aula síncrona – das 18h às 20h)
    1 Responsabilidade e compromissos diante do processo de adoção Mariana de Sousa Amin Castro 5/3
    (2 horas/aula)
    2 A importância do preparo na adoção Renata Travain de Moraes 10/3
    (2 horas/aula)
    3 Aspectos Legais e a nova cultura da adoção Mariana de Sousa Amin Castro 12/3
    (2 horas/aula)
    4 Adoção e suas motivações Mônica de Oliveira Leite 17/3
    (2 horas/aulas)
    5 Processos constitutivos da parentalidade Mônica de Oliveira Leite 19/3
    (2 horas/aulas)
    6 Estágio de convivência e a construção de novos vínculos Ana Sheila Muniz Lopes dos Santos 24/3 e 26/3
    (4 horas/aulas)

    Nos casos em que os pretendentes à adoção se constituam como casal, ambos deverão realizar a inscrição individualmente e cumprir, de forma autônoma, os requisitos e critérios exigidos para fins de participação e certificação.

    Após o encerramento do período de inscrições, os(as) pretendentes deverão aguardar contato da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão, bem como o envio, pela ESMAM, do e-mail com as orientações e o acesso à plataforma do curso.

    Faça sua inscrição aqui

    Deixe uma resposta