• Júnior Viana assume Articulação Política do Governo e Alberto Bastos fica à frente da Secid

    Júnior Viana assume a Secretaria de Articulação Política do Governo do Maranhão.
    Júnior Viana assume a Secretaria de Articulação Política do Governo do Maranhão.

    O Governo do Maranhão promoveu mudanças no primeiro escalão administrativo e oficializou, na noite desta quinta-feira (8), a nomeação de Júnior Viana como novo secretário de Estado de Articulação Política (Secap). No mesmo ato, o governo também definiu alterações na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

    A nomeação de Júnior Viana ocorre após a exoneração de Rubens Pereira, que ocupava a pasta até então. Os atos foram publicados oficialmente pelo Executivo estadual e fazem parte de um processo de reorganização administrativa conduzido pelo governador Carlos Brandão.

    Continuidade na Articulação Política

    Júnior Viana já integrava a estrutura da Secap, onde exercia o cargo de subsecretário. Antes disso, também atuou como subsecretário da Casa Civil em 2022, acumulando experiência nos bastidores da gestão estadual e no diálogo com lideranças políticas, prefeitos e parlamentares.

    A escolha de um nome interno para assumir a Secretaria de Articulação Política sinaliza a intenção do governo de manter continuidade institucional e preservar os canais de interlocução política já estabelecidos. A Secap é considerada estratégica dentro da estrutura do Palácio dos Leões, por ser responsável pela relação do Executivo com o Legislativo, prefeitos e forças políticas em todo o estado.

    Saída de Rubens Pereira

    A exoneração de Rubens Pereira foi confirmada na noite de quinta-feira. Em publicação nas redes sociais, o agora ex-secretário explicou que a decisão de deixar o cargo está relacionada a princípios pessoais e ao entendimento sobre o momento político.

    “A vida pública requer de nós coerência e compromisso. Por isso, reitero o meu pedido de exoneração da Secretaria de Articulação Política do Maranhão. Agradeço ao governador pela confiança e deixo o cargo com o sentimento de dever cumprido”, escreveu.

    Rubens Pereira também agradeceu aos servidores da Secap e afirmou que seguirá contribuindo com o debate público, destacando a necessidade de reflexão e união em favor do Maranhão.

    Mudança também na Secretaria das Cidades

    Além da Secap, o Governo do Maranhão também promoveu alteração no comando da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). O secretário Robson Paz foi exonerado do cargo.

    Com a saída, Alberto Pessoa Bastos, que atualmente responde pela Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais, passa a acumular interinamente a função de secretário das Cidades.

    Robson Paz comentou sua exoneração também por meio das redes sociais. Segundo ele, o pedido já havia sido reiterado ao governador no dia anterior, em alinhamento com uma decisão partidária anunciada ainda em outubro.

    “Agradeço ao PCdoB e ao governador pela confiança, aos servidores da Secid pela lealdade e compromisso e a Deus pela oportunidade de servir à população com seriedade, ética e responsabilidade”, afirmou.

    Reorganização do primeiro escalão

    As mudanças no secretariado estadual ocorrem em um contexto de ajustes políticos e administrativos ao longo de 2026. A expectativa nos bastidores do Palácio dos Leões é de que outras alterações no primeiro escalão ocorram nos próximos meses, especialmente dentro do calendário eleitoral.

    Na primeira quinzena de março, novos secretários podem deixar a estrutura do governo, em função das regras da legislação eleitoral e das articulações políticas em curso no estado.

    As nomeações reforçam o movimento de reorganização interna do governo estadual, com impacto direto na condução política e administrativa da gestão.

    Deixe uma resposta