• Mulher trans é encontrada morta em São José de Ribamar

    Polícia isola área na Estrada da Indaiá, em São José de Ribamar, onde mulher trans foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (6).
    Polícia isola área na Estrada da Indaiá, em São José de Ribamar, onde mulher trans foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (6).

    Uma mulher trans foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (6) na Estrada da Indaiá, região do bairro Matinha, no município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. O caso é tratado como morte suspeita e será investigado pelas autoridades de segurança pública.

    De acordo com informações repassadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São José de Ribamar, uma equipe da Unidade de Suporte Avançado foi acionada para atender à ocorrência. Ao chegar ao local, os socorristas constataram que a vítima já estava sem sinais vitais.

    Até o fechamento desta matéria, o nome da mulher não havia sido divulgado oficialmente.

    Há indícios de violência no corpo da vítima

    Segundo profissionais que atenderam a ocorrência, o corpo apresentava sinais compatíveis com possível espancamento. As circunstâncias exatas da morte ainda não foram esclarecidas e dependerão do laudo pericial e do avanço das investigações conduzidas pela Polícia Civil.

    Moradores da região relataram à Polícia Militar do Maranhão, por meio do 13º Batalhão da PM, que a vítima não era conhecida na comunidade, o que pode indicar que ela não residia no bairro Matinha.

    A área onde o corpo foi encontrado é uma via de circulação entre bairros e possui trechos com pouca iluminação, fator que será considerado na apuração policial.

    Perícia e investigação

    Após a confirmação do óbito, o local foi isolado para o trabalho da perícia criminal. O Instituto de Criminalística (Icrim) e o Instituto Médico Legal (IML) devem realizar os procedimentos técnicos para identificar a causa da morte e possíveis lesões que indiquem violência.

    O caso será investigado pela Polícia Civil do Maranhão, que deve instaurar inquérito para apurar se houve homicídio, identificar a vítima e localizar possíveis autores do crime.

    A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) em busca de mais informações sobre o andamento da ocorrência e aguarda posicionamento oficial.

    Caso reacende alerta sobre violência contra pessoas trans

    A morte ocorre em meio a um cenário de preocupação com a violência contra pessoas trans no Brasil, grupo que historicamente enfrenta altos índices de agressões e homicídios. Organizações de direitos humanos defendem investigações céleres e rigorosas em casos que envolvem possíveis crimes motivados por preconceito.

    As autoridades reforçam que qualquer informação que possa contribuir para a identificação da vítima ou dos suspeitos pode ser repassada de forma anônima aos canais oficiais de denúncia.

    Deixe uma resposta