
Operação em São Luís recupera 11 toneladas de cobre roubado na BR‑135; dono de sucata é preso e caminhonete de luxo é apreendida. Investigações continuam.
A Polícia Civil do Maranhão recuperou cerca de 11 toneladas de cobre e prendeu em flagrante, por receptação, um homem de 41 anos na tarde de terça‑feira, 14 de outubro. A operação, conduzida pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC) e pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), também resultou na apreensão de uma caminhonete de luxo.
Carga roubada na BR‑135
O cobre recuperado é parte de uma carga avaliada em mais de R$ 570 mil que havia sido tomada por criminosos no dia 5 de outubro na BR‑135, nas proximidades de Matões do Norte. Na ocasião, o motorista do caminhão foi rendido e o veículo, posteriormente localizado pela Polícia Rodoviária Federal em Peritoró, estava vazio.
As investigações indicam que a mercadoria pertence a uma empresa produtora de alumínio. O roubo mobilizou equipes do DCRC, que rastrearam a carga até um imóvel no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís. Oficialmente registrado como casa de eventos, o local servia para esconder o cobre e era mantido pelo suspeito, já monitorado pelos investigadores.
Prisão e devolução do material
O homem foi levado à sede da SEIC e autuado por receptação, enquanto parte da carga recuperada será devolvida à empresa proprietária. Os policiais também apreenderam a caminhonete de luxo encontrada no imóvel, possivelmente usada para transportar ou ocultar o material furtado.
Apoio e continuidade das investigações
A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Polícia Militar do Maranhão. As autoridades destacam que as contribuições dessas instituições foram essenciais para o sucesso da ação.
A Polícia Civil continua as diligências para identificar outros envolvidos no esquema de roubo e receptação e recuperar o restante da carga subtraída.
Deixe um comentário