• Rede Junior Achievement, que atua no estado do Maranhão há 12 anos, gera mais de 1 milhão de experiências de aprendizagem para jovens de todo o Brasil em 2025

    A rede Junior Achievement no Brasil alcançou, em 2025, um marco inédito em sua trajetória no país: ultrapassou 1 milhão de experiências de aprendizagem realizadas em um único ano. No Maranhão, o resultado foi de 2.968 experiências. O dado consolida a atuação da organização — no Brasil há mais de 40 anos — e reforça um legado que já soma mais de 8 milhões de experiências de aprendizagem promovidas ao longo de sua história. No estado, o total acumulado é de mais de 69 mil. O recorde de 1.003.660 experiências nacionais se refere exclusivamente ao ano de 2025, representando um aumento de 3,7% em relação a 2024, quando foram registradas mais de 967 mil experiências, evidenciando a expansão e o fortalecimento do impacto da rede JA em todo o país.

    O marco representa o alcance direto de milhares de adolescentes, jovens e estudantes que tiveram acesso a programas educacionais, ações e conteúdos sobre empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. Com o apoio de voluntários, educadores e empresas parceiras, em 2025 a rede JA no Brasil, também esteve presente em 2.016 escolas e instituições de ensino (22 somente no Maranhão), distribuídas em 903 municípios brasileiros, de Norte a Sul do país. Destes, 2004 estão em território maranhense.

    O marco histórico alcançado no ano passado é fruto de uma atuação em rede, que mobiliza pessoas, instituições e territórios em todo o país. Atualmente, a Junior Achievement Brasil conta com 21 escritórios estaduais, atuando em todas as regiões. Também mobiliza mais de 160 colaboradores e mais de 155 líderes empresariais engajados na governança e no fortalecimento da causa, que atuam como conselheiros voluntários, além de mais de 500 empresas parceiras, que ajudam a viabilizar programas educacionais e iniciativas de impacto social. No Maranhão, a JA conta com o apoio de empresas como IEL, Gentil Negócios, CONTEPOL, Contadoras Associadas, Esse meu bolinho, Ludovicense utensílios, More Up Language Institute, Escola Supera, GPM – Grão-Pará Multimodal, Mageas, Cartório Jurandy Leite, Emaranhado Criarttivo, Extat e WComunicaçao.

    Números se traduzem em histórias de transformação

    Para quem vivencia o impacto da rede JA de perto, os números se traduzem em histórias reais de transformação. Como a beneficiária Taliane Lopes Salazar, de 17 anos, aluna do programa Miniempresa, que incentiva o empreendedorismo entre os juvens. A estudante ressalta o impacto da iniciativa e o que ela representa em sua jornada de vida e carreira.

    “Foi uma das melhores experiências que já tive. Aprendi a trabalhar em equipe, a resolver dificuldades e a nunca desistir. Foi algo totalmente necessário na minha vida, especialmente no que diz respeito a querer ser e crescer, algo que eu não pensava e não tinha antes. O programa me ensinou a correr atrás dos meus objetivos e a ter mais confiança em mim. Agradeço ao programa pela oportunidade de fazer parte não só de uma empresa, mas sim de uma família”, destaca Taliane.

    Outra participante impactada pela organização é a voluntária Vanessa Monteteles, contadora e empresária contábil da Confiance Contabilidade que atuou no programa Miniempresa, em São Luís.  Ela destaca a importância de ter participado como voluntária do programa.

    “Fazer parte da JA, como voluntária é acreditar, todos os dias, que pequenas atitudes são capazes de transformar realidades. Aproximar-se dos alunos é se permitir viver uma troca genuína de experiências, sonhos e aprendizados que marcam para sempre. Os projetos da J.A. são portas abertas para o mundo, para o futuro e para novas possibilidades”, destaca Vanessa.

    Vanessa é uma das muitas pessoas que doaram seu tempo em prol da causa da educação, levando a rede JA no Brasil a contabilizar, somente no ano passado, 12.356 participações voluntárias no Maranhão

    Capacidade de organização e mobilização em grande escala

    Para Pedro Englert, ex-aluno e atual presidente voluntário do Conselho Diretor da JA Brasil, o marco simboliza um esforço coletivo e um propósito compartilhado: a geração de oportunidades para que as novas gerações e pessoas que mais precisam possam escolher e construir seus próprios caminhos.

    “Mais de 1 milhão de experiências de aprendizagem são, na verdade, milhares de salas de aula cheias de esperança, de jovens com novas perspectivas, de professores orgulhosos de sua missão, de voluntários também transformados e de empresas fazendo parte da mudança. Conectar empresas, governos, escolas e a sociedade civil em torno de um único propósito resulta em um efeito simples e poderoso”, acredita o executivo.

    Para Valdenize Carneiro, presidente da JA Maranhão, os resultados são mais do que números, são muitas histórias de superação que reforçam diariamente o propósito da atuação da JA.

    “A JA Maranhão cumpre um papel essencial ao aproximar a escola do mundo real, despertando o espírito empreendedor ainda no ensino médio e mostrando que conhecimento ganha ainda mais força quando aliado à atitude, à responsabilidade e à capacidade de inovar. Ver esses estudantes ampliarem seus horizontes e compreenderem que podem sonhar grande – e realizar – é uma das maiores recompensas desse trabalho”, explica.

    Em 2026, a expectativa da organização é aumentar em pelo menos 10% o impacto regional e nacional, mantendo-se no patamar acima de 1 milhão de experiências de aprendizagem. Para isso, conta com o apoio financeiro de empresários mantenedores e empresas patrocinadoras interessadas em investir em ações de responsabilidade social com foco em educação. Dentre as possibilidades, estão: investir em iniciativas já existentes da rede, desenvolver novos projetos em conjunto, apoiar via leis de incentivo ou realizar doações recorrentes a nível nacional ou regional.

    Sobre a Junior Achievement

    Presente em mais de 120 países, a Junior Achievement (JA) Worldwide é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Fundada em 1919, dissemina experiências práticas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. Todos os anos, mobiliza cerca de 400 mil participações voluntárias e oferece mais de 19 milhões de experiências para jovens, tendo sido indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo quarto ano consecutivo (2025) e reconhecida entre as cinco organizações mais influentes do mundo, segundo o último ranking global thedotgood.

    No Brasil há mais de quatro décadas no Brasil, já ofereceu mais de 8 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 235 mil voluntários, além de iniciativas que incluem metodologias apoiadas pelo Ministério da Educação e pela UNESCO. Somente em 2025, a organização promoveu mais de 1 milhão de experiências, que mobilizaram mais de 12 mil participações voluntárias e 2 mil instituições de ensino, em cerca de 900 municípios de todas as regiões do país.

    No Maranhão, a JA atua há mais de 12 anos, oferecendo mais de 69 mil experiências de aprendizagem para jovens. Para isso, contou até hoje com o apoio de mais de 2 mil participações voluntárias, em 22 escolas e instituições de ensino, alcançando 4 municípios maranhenses.

    Para saber mais, acesse: instagram.com/ja_maranhao/ e jabrasil.org.br

    Deixe uma resposta