• São Luís Shopping estrutura ações de inclusão no “Projeto Abraço Azul – o shopping que acolhe”

    O São Luís Shopping ampliou seu papel social, indo além de um espaço comercial. Por meio do “Projeto Abraço Azul – o shopping que acolhe”, o empreendimento consolida um conjunto de ações permanentes voltadas à inclusão e ao cuidado com pessoas com deficiência e suas famílias. O projeto reúne iniciativas que dialogam entre si, como a Loja Amigos da Inclusão, a Sala do Afeto, a certificação Shopping Amigo da Pessoa com Deficiência e o treinamento do corpo de brigadistas e seguranças, colocando o acolhimento no centro da experiência do shopping.

    “O acolhimento é a palavra que define o São Luís Shopping. O Projeto Abraço Azul organiza e fortalece nossas ações de inclusão, nos prepara cada vez mais para atender públicos com necessidades específicas e reforça a essência do empreendimento, que é acolher, incluir e oferecer oportunidades”, destaca o gerente do São Luís Shopping, Igor Quartin.

    Dentro do Projeto Abraço Azul, a Loja Amigos da Inclusão é a iniciativa mais recente do shopping, inaugurada em 29 de novembro de 2025. O espaço funciona como uma loja colaborativa com oito empreendedores, pais ou mães de pessoas com deficiência, que se afastaram do emprego formal para se dedicar integralmente aos filhos.

    Os empreendedores comercializam produtos feitos por eles mesmos, incluindo canecas, quadros, camisetas, bonés e outras peças artesanais. O ambiente conta ainda com brinquedos, tornando-se acolhedor também para as crianças.

    Entretanto, a loja vai além de um ponto de venda. Integrada ao Projeto Abraço Azul, ela reúne histórias, talentos e sonhos. Com pouco mais de três meses de funcionamento, já serviu de local para a primeira exposição individual da jovem artista ludovicense Suzany Victória Correa Silva, de 20 anos, com parte das obras disponíveis para venda.

    Idealizadora

    O projeto foi idealizado pela mãe atípica Poliana Gatinho, que destaca o significado da iniciativa. “A Loja Amigos da Inclusão nasceu da necessidade, mas cresceu a partir do afeto. Inserida no Projeto Abraço Azul, ela mostra que nossas famílias têm muito a oferecer quando encontram espaço, apoio e acolhimento”, afirma Poliana.

    Sala do Afeto

    Outra frente importante do Projeto Abraço Azul é a Sala do Afeto, um ambiente exclusivo criado para atender crianças, adolescentes e adultos com deficiência. O espaço surgiu a partir da escuta ativa de famílias atípicas, que relataram dificuldades em frequentar o shopping devido ao excesso de estímulos visuais e sonoros.

    Como não é possível eliminar esses estímulos do mall, o São Luís Shopping estruturou uma alternativa segura e acolhedora dentro do projeto. A Sala do Afeto é um espaço de autorregulação, com isolamento acústico e controle de luminosidade, pensado para ajudar a pessoa com TEA a se acalmar, se reorganizar e, se desejar, retornar ao passeio com mais tranquilidade.

    Inaugurado em julho de 2023 e localizado próximo à loja Renner, o ambiente foi desenvolvido em parceria com especialistas e assinado pela arquiteta e urbanista Claudia Sopas Rocha, que incorporou todas as características necessárias para o atendimento adequado ao público TEA.

    Segurança e preparo da equipe

    Além da estrutura física, o Projeto Abraço Azul também contempla o preparo das equipes. Os profissionais de segurança do São Luís Shopping receberam treinamento específico para identificar sinais de desorganização, agitação ou ansiedade. De forma tranquila e respeitosa, a equipe aborda o acompanhante e direciona a família até a Sala do Afeto, garantindo cuidado e discrição durante todo o processo.

    A importância desse tipo de iniciativa é reforçada por dados. Segundo relatório do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção) dos Estados Unidos, 1 em cada 36 crianças aos 8 anos é diagnosticada com TEA — um aumento de 22% em relação ao estudo anterior. Ao transpor essa prevalência para o Brasil, estima-se que cerca de 5,9 milhões de pessoas vivam no espectro autista no país.

    Para Igor Quartin, o impacto vai além do shopping. “O Projeto Abraço Azul consolida o compromisso do São Luís Shopping em acolher, incluir e se preparar para receber a pessoa atípica. A Sala do Afeto e as demais iniciativas são marcos para a conscientização e inclusão na capital maranhense e servem de exemplo para que outros estabelecimentos também adotem essa postura de acolhimento”, conclui Quartin.

    Sobre o São Luís Shopping

    O São Luís Shopping inaugurado no dia 20 de novembro de 1999 possui 56m² ABL, 2 pavimentos, 232 operações, 45 quiosques, 2 praças de alimentação, 3 parques de diversão, 2.400 vagas de estacionamento e 10 salas de cinema sendo 07 salas convencionais e 03 salas vips, academia e demais serviços que atendem as necessidades dos nossos clientes. O São Luís Shopping desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico da região através da geração de 170 postos de empregos diretos e 1.650 postos indiretos.

    Deixe uma resposta