Festival Sonora 2025 reúne compositoras maranhenses no Casarão Laborarte para celebrar a música autoral feminina com shows, oficinas e bate-papos.

Festival Sonora 2025 reúne compositoras maranhenses no Casarão Laborarte para celebrar a música autoral feminina com shows, oficinas e bate-papos.

Música, protagonismo e pluralidade feminina em destaque

A 6ª edição do Sonora – Festival Nacional de Compositoras chega a São Luís com uma programação repleta de talentos e experiências que celebram a música autoral feminina. O evento acontece nesta sexta (24) e sábado (25), no Casarão Laborarte, no Centro Histórico, com entrada gratuita e aberta a todos os públicos.

Entre para o grupo do Blog do Olavo Sampaio no WhatsApp

O Sonora São Luís 2025 reunirá oito compositoras maranhenses selecionadas pelas curadoras Isabella Bretz, Deyla Rabelo e Amanda Drumont: ADH4RAA, Clara Madeira, Emanuele Paz, Klicia, Lidhia, OHANA, Paula Nordestina e Rayssa Jamylle.

“Cada uma delas traz uma trajetória única, marcada por identidade, força criativa e expressão musical plural. Seguimos celebrando o protagonismo feminino na música, conectando vozes, territórios e sonoridades”, destaca Deyla Rabelo, curadora e produtora executiva do festival.

Formação, música e espaço para todas as idades

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o festival combina formação, shows e ações culturais.

A programação conta com bate-papos, oficinas e o Espaço Kids, pensado para que famílias e crianças também possam aproveitar o evento.

Veja também: Márcio Jerry anuncia que PCdoB entregou comando da Secid no governo Brandão

No dia 24, a curadora Amanda Drumont comanda o bate-papo “Hackeando o sistema: falando de mercado musical” (16h às 18h), sobre comunicação, curadoria contemporânea e estratégias de carreira para artistas locais.

Já no sábado (25), das 8h às 12h e 14h às 18h, a produtora cultural Mariana Cronemberger ministra a oficina “Afina o Corre”, voltada à gestão de carreira, portfólio, comunicação e finanças para mulheres da música.

As atividades são gratuitas e livres para todos os gêneros, com vagas limitadas e sujeitas à lotação do espaço.

Shows, discotecagem e convidados especiais

A partir das 18h30, o Casarão Laborarte se transforma em um grande palco da diversidade musical maranhense.

Sexta (24):
🎧 Discotecagem: Fê Marques
🎤 Shows: Lidhia, ADH4RAA, Clara Madeira e Emanuele Paz
🎶 Participações especiais: Camila Reis, Luciana Pinheiro e Andréa Frazão

Sábado (25):
🎧 Discotecagem: DJ Babi Botega
🎤 Shows: Paula Nordestina, Ohana, Rayssa Jamylle e Klicia
🥁 Participação especial: grupo Samba de Mina

Durante o início das apresentações, o Espaço Kids estará ativo, com atividades recreativas para as crianças.

Um festival de alcance internacional

O Sonora – Festival Internacional de Compositoras nasceu a partir da hashtag #mulherescriando, idealizada pela musicista Deh Mussulini, e se transformou em um movimento global presente em mais de 60 cidades de 16 países.

Realizado em São Luís desde 2016, o festival busca romper paradigmas, valorizando a mulher como compositora e criadora, e não apenas intérprete.

“O Sonora conecta o Maranhão a uma rede internacional que celebra a diversidade de estilos, histórias e perspectivas femininas, reafirmando a música como território de liberdade, expressão e equidade”, completam as curadoras.


SERVIÇO

📍 Local: Casarão Laborarte (Rua Jansen Miller, 42 – Centro Histórico, São Luís)
📅 Quando: Sexta (24) e sábado (25) de outubro
🎟️ Entrada: Gratuita
🌐 Mais informações: sonorasaoluis.wixsite.com/sonora-festival-inte