Acolhimento, segurança e garantia da dignidade à mulher vítima de violência. A atuação da Patrulha Maria da Penha se consolida como uma das mais importantes ferramentas para o combate, prevenção e controle a crimes contra a mulher. O Maranhão conta com 13 grupamentos destes, implantados estrategicamente em regionais que alcançam mais de 40 municípios e adjacências. A ação do Governo do Estado é uma referência na proteção das mulheres.
“A Patrulha Maria da Penha realiza um atendimento humanizado e acolhedor, que não julga e nem revitimiza as mulheres. O Governo do Estado vem promovendo investimentos com a expansão desse importante grupamento militar para proporcionar a mais mulheres maranhenses o devido atendimento qualificado da segurança pública”, pontua a subcomandante do Comando de Segurança Comunitária, capitã Camila Santos.
Desde 2017, a Patrulha Maria da Penha soma 42 mil atendimentos em todo o Maranhão. Destes procedimentos, 580 são prisões por descumprimento de medida protetiva. O grupamento conta com efetivo próprio, viaturas e parceria de órgãos da justiça. Foi criado pelo Decreto Estadual n° 31.763, de 20 de maio de 2016. O grupamento é órgão da Polícia Militar do Maranhão e integra o Comando de Segurança Comunitária, que são ligados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
Deixe um comentário