O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta sexta-feira (1º), às obras de remoção da rotatória da Cohab, após a assinatura da Ordem de Serviço para início dos trabalhos na região. A ação integra o programa Trânsito Livre e está sendo executada pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o apoio das secretarias Municipais de Inovação e Projetos Especiais (Semispe), de Urbanismo e Habitação (Semurh) e da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes). A iniciativa representará melhoria da mobilidade urbana e no fim do congestionamento em um dos pontos mais críticos da cidade.

“Essa certamente deve ser a obra de mobilidade mais importante de São Luís nos últimos tempos e os serviços já começaram. Vamos fazer a requalificação no trecho que ganhará a quarta pista em partes da avenida, bem como alça de retorno, e o melhor, o tempo que as pessoas passavam aqui parando e esperando para poder atravessar vai acabar. Já implantamos o projeto Trânsito Livre em outras partes da cidade e o resultado tem sido muito positivo”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Com investimento na ordem de R$ 2,7 milhões, esta será a quarta rotatória suprimida pelo programa Trânsito Livre. As intervenções anteriores incluíram a eliminação da terceira rotatória da Avenida dos Holandeses, próxima ao Shopping do Automóvel; a retirada da rotatória do Golden Shopping e a implantação de um cruzamento entre a Avenida dos Holandeses e Avenida Avicenia, além da extinção da rotatória do Caolho e melhoria no trecho do Barramar.

Intervenções

A implementação do novo sistema viário vai proporcionar uma fluidez melhor para o tráfego, minimizando os atrasos e contribuindo para uma experiência de deslocamento mais eficaz para os cidadãos de São Luís. Pelo novo traçado, quase ninguém necessitará fazer contornos como os atuais para chegar ao seu destino.

Quem trafega no sentido Anil – Turu ou Turu – Anil, passará direto no trecho onde hoje está a rotatória. Quem segue da Cohab no sentido Anil, passará pelo túnel até o Angelim, onde fará o contorno na Jerônimo de Albuquerque e, na volta, entra na Casemiro Júnior; quem trafega no sentido Angelim – Turu, passará pelo túnel até a Cohab, onde retornará e entrará na São Luís Rei de França. Já quem trafega no sentido Turu – Cohab, entrará na Jerônimo de Albuquerque, contorna no Angelim e na volta passa pelo túnel; quem trafega no sentido Anil – Angelim, entra na Jerônimo de Albuquerque, contorna na Cohab e segue pelo túnel.