Na manhã desta quinta-feira (6), foram entregues os 28 novos ônibus para reforçar a frota do sistema de transporte urbano de São Luís. Segundo a prefeitura, todos os ônibus incorporados ao Sistema Municipal de Transporte entraram em operação imediatamente, incrementando as linhas que circulam pelas regiões Itaqui-Bacanga, Zona Rural 2, Cidade Operária e São Raimundo. 

Novos veículos 

Os 28 novos veículos são equipados com ar-condicionado e adaptados para garantir acessibilidade com elevadores para uso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Os veículos possuem três portas que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, sendo ideais para o uso nos terminais de integração. 

Do total de ônibus entregues nesta quinta-feira (6), 22 veículos são do Consórcio Central e beneficiarão as comunidades do polo Itaqui-Bacanga e Zona Rural 2 (Pedrinhas); os outros seis, que são do consórcio Upaon-açu, seguirão para as áreas Cidade Operária e São Raimundo. 

Aglomeração no ônibus

Com este novos ônibus, o probelma da aglomeração em ônibus pode ser amenizado. O Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar, para que a Prefeitura, Governo e Sindicato das Empresas de Transporte resolvam o problema da superlotação no transporte público da capital, com a colocação do saldo de veículos que fica em desusu. Segundo o MP, são cerca de 200 ônibus disponíveis e cadastrados no sistema, que ficam de fora da operação diária. Vejamos como ficará a situação daqui para frente, com a chegadas destes novos ônibus. Que melhore!

Blog Noticiar – por Olavo Sampaio